Categorias
Sem categoria

Associated Press, London Guardian, CBC e mídia imperialista falsificam fotos de Cuba: Tony Seed’s Weblog

https://tonyseed.wordpress.com/2021/07/13/associated-press-london-guardian-fakes-photo-from-cuba/

Associated Press, London Guardian, CBC e mídia imperialista falsificam fotos de Cuba

Apoiadores do governo reunidos no monumento Máximo Gómez, em Havana, no domingo. Fotografia: Eliana Aponte / Associated Press
Por TONY SEED *

(13 de julho, atualizado em 16, 23 e 27 de julho) – Em 12 de julho de 2021, o jornal London Guardian publicou um artigo sensacionalista descontextualizado sobre distúrbios em Cuba. Afirmou que “milhares foram às ruas em cidades por toda a ilha, protestando contra a escassez de alimentos, os preços altos e o regime comunista”.

Incluía a afirmação tendenciosa e manipuladora ”… o fato de os protestos serem espontâneos e não organizados indicava o nível de descontentamento na sociedade cubana”.

Doze protestos “espontâneos” estouraram uniformemente em 12 locais da ilha exatamente às 9h do mesmo dia, envolvendo entre 100 e 500 pessoas, bem como em Miami e Tampa, Flórida. Tudo teria sido coordenado pela Fundação para a Democracia Pan-Americana, com sede em Miami, dirigida por Rosa María Payá. Cada rally contou com a mercadoria (pulseiras, bolsas, etc. ) #CubaDecide , também produzida em #Miami .

Como prova visual dos “milhares” de cubanos manifestando-se “espontaneamente” em Havana, o Guardian publicou a fotografia de Eliana Aponte retratada acima, da Associated Press ( AP ).

O Guardian foi forçado a publicar uma nota de rodapé mais tarde: “Este artigo foi alterado em 12 de julho de 2021. A legenda original da agência na imagem de pessoas no monumento de Máximo Gómez as descreveu incorretamente como manifestantes antigovernamentais. Na verdade, eles apoiavam o governo ”. [1]

Milhares foram às ruas em manifestação de apoio à Cuba revolucionária. A propaganda negra pretende desviar do ponto fundamental que Cuba defende cada vida – o direito humano mais essencial.

Multiplicador de propaganda
Media-Culpa
O uso das chamadas fotos falsas dificilmente pode ser descrito como jornalismo amarelo, “preconceito” corporativo ou anticomunismo automático. A guerra de informação contra Cuba é parte integrante do bloqueio dos Estados Unidos, no qual as agências de notícias globais e os monopólios das redes sociais dos países da OTAN desempenham um papel de liderança. As principais agências de notícias internacionais são o foco deste artigo.

A Associated Press tem mais de 4.000 funcionários em todo o mundo. A AP pertence a empresas monopolistas de mídia dos Estados Unidos e tem sua redação principal em Nova York. É uma fraude ser uma “cooperativa independente”. Desde abril de 2017, o presidente é Steven Swartz, presidente e CEO da Hearst Communications. As notícias da AP são usadas por cerca de 12.000 veículos de mídia internacionais, atingindo mais da metade da população mundial todos os dias.

A segunda maior é a agência britânica Thompson Reuters em Londres, que emprega pouco mais de 3.000 pessoas. Aqui está o que eles tiveram a dizer em 16 de julho: A Reuters intitulou uma análise dos recentes eventos cubanos da seguinte forma: “Notícias falsas turvam as águas online durante os protestos em Cuba” (Notícias falsas online turvam as águas durante os protestos em Cuba.) Claro, a Reuters dá o opções de que essas notícias falsas sejam semeadas pela oposição ou pelo governo cubano. Seria o único caso na história em que um governo semeia notícias falsas de que seus ministros estão fugindo e vai ao ar fotos de grandes manifestações de apoio apresentando-os como adversários.

A Reuters é propriedade privada. Foi originalmente formado em 1851 e surgiu durante a Guerra da Crimeia em 1854 como um meio de reunir informações. Foi adquirida em 2008 pela Woodbridge Co. Ltd., holding do bilionário canadense Thomson – uma das 25 pessoas mais ricas do mundo – e incorporada à Thomson Reuters , com sede em Nova York. Além de ser o acionista controlador, Woodbridge também possui o The Globe and Mail , um patrocinador corporativo da Associação da OTAN do Canadá. O Globe e o Toronto Star são proprietários da agência Canadian Press. [2]

A terceira maior é a quase-governamental Agence France-Presse ( AFP ), sediada em Paris e com cerca de 4.000 funcionários. A AFP envia mais de 3.000 histórias e fotos todos os dias para a mídia em todo o mundo. Possui operações em vários idiomas e 151 países. O principal cliente da AFP é o governo francês, que adquire assinaturas para seus vários serviços e tem três membros em seu conselho de diretores de 18 membros. Na prática, essas assinaturas são um subsídio indireto para a AFP, chegando a 40% da receita da agência.

As três agências de notícias globais foram descritas como o “centro nevrálgico invisível do sistema de mídia”. Governos imperialistas, militares e serviços de inteligência usam essas agências de notícias globais como multiplicadores para espalhar suas mensagens pelo mundo. Para fomentar a crença de que “Estados estrangeiros hostis” e atores não estatais são o problema, as próprias agências de inteligência produzem “notícias falsas” e conduzem um grande número de atividades perturbadoras por meio de suas redes de comunicação. Os exemplos recentes do que a Índia, a Grã-Bretanha e Israel têm feito em todo o mundo, incluindo no Canadá, é um exemplo disso. As atividades já reveladas e ainda não reveladas das agências de inteligência às quais o Canadá foi integrado, que fazem exatamente as mesmas coisas, é outra.

Além disso, muitos países administram suas próprias agências de notícias estatais. Isso inclui, por exemplo, a British Broadcasting Corporation (BBC), a Canadian Broadcasting Corporation (CBC) e a Radio Canada International, financiada pelo Governo do Canadá, a DPA alemã criada em 2009, a APA austríaca e a SDA suíça. A Agência dos Estados Unidos para a Mídia Global (USAGM) inclui seis entidades: Escritório de Radiodifusão Cubana (Rádio e TV Martí); a Voz da América; Rádio Europa Livre / Rádio Liberdade; Rádio Free Asia; Redes de Transmissão do Oriente Médio (Alhurra TV e Rádio Sawa); e o Fundo de Tecnologia Aberta. O Cuba Money Project, dos Estados Unidosinforma que o governo dos Estados Unidos gastou US $ 911 milhões em transmissões destinadas a Cuba dos anos fiscais de 1984 a 2019, de acordo com o Serviço de Pesquisa do Congresso. O financiamento variou de $ 27 milhões a $ 29 milhões de 2014 a 2019. Seu orçamento atual é de $ 28 milhões. No geral, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, está solicitando US $ 810,396 milhões para o USAGM, sem incluir US $ 20 milhões para programas de “promoção da democracia” voltados para Cuba. (Veja Biden quer US $ 20 milhões para programas em Cuba, sem incluir Rádio e TV Martí )

Quando se trata de notícias internacionais, no entanto, as agências nacionais geralmente contam com as três agências globais e simplesmente reproduzem suas imagens e / ou copiam e traduzem seus relatórios. A VOA do governo dos EUA duplicou a foto da AP em duas ocasiões distintas .

Para desinformar o povo, dezenas de meios de comunicação norte-americanos, britânicos, espanhóis e canadenses recorreram a imagens idênticas da AP para divulgar falsamente o quão grande e impressionante era o chamado “protesto antigovernamental” em Cuba. Fox News ( 7/11/21 ), New York Times (7,11,21), Boston Globe ( 7/11/21 ), Financial Times ( 7/12/21 ), Yahoo! News ( 11/07/21 ), Washington Times e o programa Today da NBC ( 13/07/21 ) estiveram entre os que utilizaram a mesma fotografia.

CBC: Tão perto dos Estados Unidos, tão longe da verdade
Em 15 de julho, a CBC usou três fotos da AP para ilustrar um ataque patético de Evan Dyer, um escriba de mudança de regime, sobre a “cumplicidade deste governo (Canadá) com a ditadura”, incluindo a foto falsa mencionada acima – quatro dias depois . foi exposto como uma farsa. A tentativa da CBC de desinformar os canadenses não se limitou a seu “repórter sênior” recitar o que aqueles no campo de mudança de regime tinham a dizer. Sua manchete grita: “ Enquanto Cuba explode, cubano-canadenses acusam o governo Trudeau de virar as costas. ” As alegações são tudo menos insignificantes, devido à posição de liderança que os canadenses ocupam no setor de viagens: “Dólares de turistas canadenses e investimentos canadenses são importantes para a sobrevivência do controle do Partido Comunista”, alega Dyer como se a economia cubana e o bloqueio dos Estados Unidos a Cuba simplesmente não existem objetivamente no mundo real. Dyer, da CBC, exige que o Canadá se alinhe com o “apelo à liberdade” de Biden. Mas os canadenses têm longa experiência e respeito pelo que Cuba faz e representa para o mundo. Eles também sabem muito sobre os objetivos do imperialismo dos EUA e como ele funciona. O engano, mostrado abaixo, não durou muito antes de ser exposto. A mentira tinha pernas curtas. O jornalismo deve ser baseado em fatos, mas o que a CBC está passando por jornalismo é o trabalho da polícia política.

Dyer, da CBC, exige que o Canadá se alinhe com o “apelo à liberdade” de Biden. Para promover a guerra econômica contra Cuba, Dyer cria uma calúnia escandalosa contra os canadenses de origem cubana para dividir a política e lançar dúvidas sobre as posições de princípio da república insular e as décadas de amizade entre os povos cubano e canadense. Ele usa alegações grosseiras e inverdades espalhadas por fontes contra-revolucionárias que ele procurou e chama de ativistas da “democracia” e dos “direitos humanos” – “fontes”. Ele retrata esses personagens sombrios como representativos da vontade dos canadenses cubanos. Não é fortuito que sua principal “fonte”, Michael Lima Caudra, represente uma agência ligada ao governo dos Estados Unidos “El Consejo para la Transición Democrática en Cuba” (Conselho para a Transição Democrática de Cuba) e esteja ligada ao Partido Conservador. Dyer se esqueceu de nos informar que foi formado apenas três semanas antes, em 13 de junho, representando a escória que os EUA estão sustentando naquele país na noite da histórica votação na Assembleia Geral das Nações Unidas condenando o bloqueio cruel e vingativo. [3] A tentativa do CBC de desinformar os canadenses não se limitou ao seu “repórter sênior” recitando o que aqueles no campo de mudança de regime tinham a dizer. A manchete grita: “Com a erupção de Cuba, os cubano-canadenses acusam o governo Trudeau de virar as costas”. Um subtítulo berra: “Declaração do governo ecoa a versão do regime, diz crítico”. Usando a tela de suas “fontes”, Dyer exige que o Canadá reduplique sua oposição crua à Venezuela e seu papel em nome dos Estados Unidos na organização do extinto Grupo Lima, quando estava “na vanguarda dos pedidos pela remoção do governo de Nicolas Maduro da Venezuela”. CBC News and Global Affairs Canada, tendo falhado em sua tentativa miserável de golpe de Estado e invasão para derrubar o governo de Maduro e sem sucesso em sua grande tentativa de conjurar uma revolta em massa do povo venezuelano e deserções em massa dos armados venezuelanos forças, agora têm como seu Plano B culpar os cubanos e as relações diplomáticas e outras do Canadá com Cuba Socialista. O jornalismo deve ser baseado em fatos, mas o que a CBC está passando por jornalismo é o trabalho da polícia política.


CBC apresenta legenda falsa (acima) publicada em 15 de julho às 4h – quatro dias depois de ter sido exposta como falsa.

A captura de tela acima é a versão corrigida, publicada apenas nove horas depois, às 13h

A mídia de monopólio apresenta uma foto falsa após a outra
Os principais jornais monopolistas da Espanha, como El País e El Mundo, juntaram-se à ofensiva junto com a mídia monopolista de oligarcas ricos da América Latina.

Boston Globe: Cubanos Denunciam ‘Miséria’ nos Maiores Protestos das Décadas
Boston Globe, que pertence ao New York Times

Imagem
O jornal La Nación de la Argentina , 11 de julho de 2012 Julián Macías Tovar
Junto com o New York Times , o jornal La Nación de la Argentina publicou em sua edição de 11 de julho um artigo intitulado “Um protesto massivo e sem precedentes nas ruas surpreende o regime cubano”, assinado pelo jornalista Daniel Lozano.

Foi ilustrado com uma fotografia AFP em close-up de um grupo de manifestantes marchando com uma bandeira cubana. Ele supostamente retrata milhares (“milles de cubanos”) marchando na pequena cidade de San Antonio de los Baños, em Havana. No entanto, pode-se ver no meio da foto, de camiseta preta e branca, Gerardo Hernández Nordelo, presidente dos Comitês de Defesa da Revolução, por trás da bandeira. [Gerardo é um dos Cinco cubanos, os combatentes antiterroristas cubanos que foram presos nos Estados Unidos pelo “crime” de informar às autoridades estadunidenses sobre os atentados terroristas lançados contra Cuba em solo estadunidense.) Esse mesmo grupo aparece em um vídeo de uma mobilização favorável ao governo nesse mesmo dia, nas ruas de Havana. É a mesma mulher com uma tira de queixo azul claro, o mesmo homem com cabelo muito curto e uma camiseta preta, e a mesma mulher com o punho erguido, que marchava gritando: “Esta rua é de Fidel”. Veja o vídeo no portal de informações argentinoTramas aqui .

Essa desinformação não se limitou à apropriação indébita de fotos. Eles usaram muitas das mesmas frases obscenas – um fenômeno que, de outra forma, seria atribuído à “mídia controlada” nos chamados estados autoritários.

A CNN (Instagram, 11/07/21) usou uma foto de um comício em Miami para promover um artigo intitulado “Cubanos levam às ruas em raro protesto antigovernamental pela falta de liberdade, piora da economia”. A imagem em questão foi tirada por um fotógrafo da AFP, e uma busca na galeria de fotos da agência mostra que o rally foi realmente realizado em Miami, Flórida. A CNN parece ter omitido a primeira parte da legenda da AFP, que deixava claro que o protesto era baseado nos Estados Unidos. (A postagem já foi excluída.) National Geographic ( 13/07/21 ) aplicou um truque semelhante, embora pelo menos incluísse uma legenda informando aos leitores com olhos de águia que a imagem foi tirada na Flórida.


Foto da CNN rotulada “Cubanos vão às ruas em raro protesto antigovernamental” – mas na verdade tirada em Miami. (Observe a placa da Eighth Street no fundo, parte superior.)
Quando os egípcios se tornaram cubanos
Embora pessoas de origem árabe que migraram para Cuba e as Antilhas a partir de 1600, principalmente do Levante, a “ Union Arabe de Cuba ” ficaria surpresa ao saber quantos cubanos são realmente do Egito.

Uma foto amplamente divulgada nas redes afirmava corresponder a um protesto “no calçadão de Cuba” e centenas de milhares de manifestantes apareceram. A postagem foi replicada nos grupos do Facebook, Twitter e WhatsApp acompanhada do texto “O malecón de Havana #VivaCubaLibre” (veja aqui , aqui Y aqui ). A equipe da AFP Factual, um serviço de verificação de notícias da agência AFP, junto com a Bolívia Verifica descobriram que esta fabricação espetacular era uma foto da Associated Press de uma mobilização em Alexandria em 10 de fevereiro de 2011, após a queda do jovem de 30 anos regime de Hosni Mubarak. No Egito. A Reuters também teve que negar. Sites de mídia social compartilharam fotos de encontros na Espanha e Argentina e alegou que eles retratam agitação em Cuba – alguns acumulando milhares de ações.


A manipulação da mídia e as notícias falsas foram protagonistas de tentativas grosseiras de desestabilizar Cuba por meio das redes sociais. Nesta foto, os cubanos estão até segurando bandeiras egípcias.
A fotografia de Tarek Fawzy é da agência AP Images. Aqui está uma imagem de resolução mais alta, com a legenda AP de 2011:


Milhares de manifestantes antigovernamentais egípcios marcham em Alexandria, Egito, sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011. Mubarak se recusou a renunciar ou deixar o país e, em vez disso, entregou seus poderes administrativos a seu vice-presidente Omar Suleiman na quinta-feira, permanecendo presidente e garantindo o controle sobre o processo de reforma, gerando protestos em massa de manifestantes anti-Mubarak. (AP Photo / Tarek Fawzy)

Na mesma foto, as bandeiras egípcias foram destacadas pelo site Bolivia Verifica.
Uma fotografia quase idêntica do mesmo fotógrafo foi postada no mesmo site da AP com uma legenda, que foi removida de seu banco de dados:


Milhares de manifestantes egípcios gritam slogans anti-Mubarak durante um protesto na cidade marítima de Alexandria, no Egito, sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011. Os militares egípcios protegeram milhares de manifestantes que invadiram a praça principal do Cairo na sexta-feira em uma tentativa de expulsar O presidente Hosni Mubarak após uma semana e meia de manifestações pró-democracia. (AP Photo / Tarek Fawzy)
A Fox News, em um segmento com o senador republicano dos EUA Ted Cruz, da Flórida, publicou imagens de cubanos nas ruas, ostensivamente para apoiar a diatribe anti-revolucionária de Cruz. As pessoas na tela, entretanto, exibiam sinais que … eram curiosamente pixelados. Os editores da Fox News obscureceram os sinais do que alegaram ser manifestações “antigovernamentais” em Cuba porque disseram coisas como “Viva a Revolução Cubana” e “As ruas pertencem aos revolucionários”. Sim, foi uma marcha pró-revolucionária e os sinais eram pró-governo. [3]

Quem decide?
Em 20 de julho, o Congresso dos Estados Unidos deu as boas-vindas à mesma Rosa María Payá, da Fundação para a Democracia Pan-americana, com sede em Miami, fundadora de seu idiota e erroneamente denominado Cuba Decide e de outras chamadas ONGs e “plataformas cívicas” financiadas pelos Estados Unidos e afilhada de O senador Marco Rubio que a treinou originalmente. Ela foi acompanhada por outro mercenário, José Miguel Vivanco, diretor executivo da Divisão das Américas do Human Rights Watch, conhecida ala do Departamento de Estado dos EUA que permanece em silêncio sobre as verdadeiras violações dos direitos humanos perpetradas pelos Estados Unidos . A mídia parece ter esquecido a sessão teatral.

Saudando seu papel contra-revolucionário Julie Chung , Secretária Adjunta em exercício do Bureau de Assuntos do Hemisfério Ocidental do Departamento de Estado dos EUA. tweetou “Obrigado @RosaMariaPaya por ampliar o que o mundo precisa saber e por suas recomendações sobre o que o mundo pode fazer.” A audiência foi cheia de desespero claramente visível (foto) com o fracasso da última tentativa de um “golpe suave”.


Subcomissão para o Hemisfério Ocidental, Segurança Civil, Migração e Política Econômica Internacional da Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Representantes, 20 de julho de 2021 | Twitter @ CubaDecide
Como diz um velho ditado “Deus os cria e o Diabo os reúne”, embora o último também crie capas para eles.

É verdade, Cuba decide. Mas que Cuba não é Washington, Cuba é o povo que se manifestou massivamente contra Washington, que elegeu nas urnas os candidatos que confia para realizar seus desejos. Cuba é quem acredita numa política unida e consciente, essa é a Cuba que decide ser.

Cada pequena ajuda
Agora é importante para todo canadense perceber que ele ou ela pode obter pouca ou nenhuma notícia confiável dos Estados Unidos e da mídia nacional sobre Cuba, ou mesmo sobre os Estados Unidos e o Canadá.

Toda esta ofensiva da mídia imperialista para destruir a opinião pública ilustra a mentalidade e o modus operandi de se opor à mobilização do fator humano. O objetivo é desinformar a população em casa para que ninguém desenvolva seus próprios referenciais para decidir o que nossa sociedade precisa fazer para se opor à intervenção, agressão e guerra e fazer do Canadá um fator de paz. Esta última infâmia mostra mais do que nunca a necessidade de construir mídia independente e ter pontos de vista independentes.

O padrão orquestrado de desinformação não mostra o chamado poder da mídia, tese de que em si é uma forma de desinformação. Em muitas partes do Canadá, um movimento de solidariedade está acontecendo silenciosamente, o que não é relatado. Os canadenses admiram o espírito corajoso personificado por Cuba; um espírito que hoje se manifesta de forma tão poderosa na firmeza de Cuba contra os esforços do império para destruir a independência da ilha. Os artigos anticubanos da CBC suscitaram intensas críticas públicas, com mais de 2.000 comentários em um e mais de 3.000 em outro. As pessoas estão discutindo questões muito substantivas como: que tipo de amizade e relações desejamos ter com o povo cubano; como fortalecer essa amizade; e que contribuição podemos dar para defender e apoiar o direito do povo cubano de ser. É uma oportunidade prática para os canadenses avaliarem que tipo de governo os liberais de Trudeau e Freeland defendem e se essa é a política externa e a democracia que os canadenses desejam. Ele tem todas as possibilidades de quebrar o tabu dos partidos políticos do cartel de que as questões de política externa simplesmente não devem ser discutidas durante as eleições federais e deixadas como prerrogativa real. Mulheres, homens e jovens comuns estão discutindo essas questões importantes, incluindo estratégias, táticas e mecanismos para concretizar sua visão. Este trabalho é inspirador porque estabelece os blocos de construção de renovação e renovação. Ele tem todas as possibilidades de quebrar o tabu dos partidos políticos do cartel de que as questões de política externa simplesmente não devem ser discutidas durante as eleições federais e deixadas como prerrogativa real. Mulheres, homens e jovens comuns estão discutindo essas questões importantes, incluindo estratégias, táticas e mecanismos para concretizar sua visão. Este trabalho é inspirador porque estabelece os blocos de construção de renovação e renovação. Ele tem todas as possibilidades de quebrar o tabu dos partidos políticos do cartel de que as questões de política externa simplesmente não devem ser discutidas durante as eleições federais e deixadas como prerrogativa real. Mulheres, homens e jovens comuns estão discutindo essas questões importantes, incluindo estratégias, táticas e mecanismos para concretizar sua visão. Este trabalho é inspirador porque estabelece os blocos de construção de renovação e renovação.

Um ponto de partida é assinar a petição da Câmara dos Comuns emitida pela Rede Canadense sobre Cuba ao governo do Canadá, pedindo-lhe que diga aos Estados Unidos o fim de sua punitiva guerra econômica e campanha de subversão contra Cuba. Eu o encorajo a tomar um minuto e fazer isso agora. Como descobri pessoalmente, não se trata apenas de coletar assinaturas, mas também de uma oportunidade de discussão política e de incentivar as pessoas a se ativarem para conversar com amigos, familiares e colegas de trabalho para fazê-lo também. Cada pequena ajuda ajuda. Isso é particularmente relevante, visto que há uma pressão crescente para que o Canadá alinhe sua política mais de perto com a política hostil de mudança de regime dos EUA.

A petição pode ser vista e assinada no link abaixo. Por favor, também compartilhe com outras pessoas.

Nota s

1. A apropriação indébita da foto é semelhante a rotular uma fotografia de um comício Black Lives Matter como uma demonstração para a Confederação dos EUA.

Para qualquer pessoa que conheça Cuba, as gigantescas bandeiras vermelha e preta, embelezadas com as palavras “26 de julho” (o partido político de Fidel Castro) na foto da AP, terão sido uma revelação inabalável.

A arrogância imperialista e a ignorância da AP sobre Cuba são ainda ilustradas por sua afirmação de que as forças da “oposição” se reuniram no famoso monumento Máximo Gómez em Havana. Isso nunca aconteceria. Máximo Gómez (1836-1905) foi general na Guerra dos Dez Anos (1868-1878), comandando as forças de cavalaria, e Comandante-em-Chefe das tropas revolucionárias cubanas na Guerra de 95 (1895-1898). Em 2016, Fidel Castro declarou “Também reconhecemos Máximo Gómez como o líder militar mais disciplinado e discreto de nossa história.”

Ele era natural de Baní, na República Dominicana, um dos nada menos que 88 dominicanos que participaram das fileiras do Exército de Libertação de Cuba durante o período de 1868 a 1898. A prova das virtudes desses homens é fornecida pelo fato de que aproximadamente metade deles alcançou o posto de oficial, incluindo três que foram feitos generais principais e três generais de brigada. Em 26 de outubro de 1868, o general Gómez ganhou um lugar nas páginas da história cubana em Pinos de Baire, onde derrotou uma coluna de tropas de reforço enviadas para ajudar as forças espanholas sitiadas pelos Mambises, ou combatentes da independência, em Bayamo. Foi nesta ocasião, sublinhou Fidel Castro, que a temida carga de facão foi utilizada pela primeira vez nas guerras cubanas; esta estratégia provaria ser altamente eficaz na luta contra o exército colonial espanhol. Em 1998, a cidade de Baní entregou as chaves da cidade a Fidel Castro como um símbolo de solidariedade. Um monumento dedicado a Máximo Gómez Báez encontra-se no parque de Baní que leva seu nome, bem como uma réplica de sua casa materna.

2. A auto-admissão de Reuter sobre seu trabalho em nome da inteligência britânica nas décadas de 1960 e 1970 está aqui . O financiamento da Reuters pelo governo britânico nas décadas de 1960 e 1970 foi divulgado em uma história autorizada de 1992 da agência de notícias The Power of News: The History of Reuters . Para revelações mais recentes, consulte Hans Blumenthal, ” Reuters, BBC e Bellingcat participaram de programas secretos financiados pelo Ministério das Relações Exteriores do Reino Unido para ‘enfraquecer a Rússia’ , revelam documentos que vazaram “, Grayzone, 20 de fevereiro de 2021. A evidência do conluio do A mídia dos EUA com a CIA é volumosa.

3. Pela 29ª vez consecutiva, a comunidade global apoiou esmagadoramente Cuba, votando em 184 a 2 na Assembleia Geral das Nações Unidas, repudiando de forma contundente a guerra econômica dos Estados Unidos contra Cuba como uma violação flagrante do direito internacional. O Canadá foi mais uma vez incluído nas vastas fileiras das nações do mundo que rejeitaram veementemente a política coerciva, unilateral e extraterritorial dos EUA.

3. Veja o feed do twiiter de Alan MacLeod aqui :

Com arquivos de Alan MacLeod, FAIR Media Watch , Bolivia Verifica e RT

Muito obrigado aos membros da Associação Nova Scotia Cuba, Ottawa Cuba Connections e End the Blockade no Facebook por suas contribuições para a investigação da infâmia na Internet.

* Tony Seed é um jornalista premiado que trabalhou no The Globe and Mail e editor da Shunpiking Magazine, Discovery Magazin e da Nova Scotia .

* * *
A Rede Canadense sobre Cuba informa que está aberta para assinaturas uma petição ao Governo do Canadá contra o Bloqueio Econômico dos Estados Unidos a Cuba e sobre as Relações Canadá-Cuba. Veja aqui.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s