Categorias
Sem categoria

Lesões cerebrais misteriosas atingindo diplomatas, oficiais militares e espiões dos EUA criam pânico

https://www.presstv.com/Detail/2021/05/14/652624/US-Brain-Injury-Military-Diplomats-Spies-Joe-Biden-Donald-Trump-Havana-Syndrome



Sexta-feira, 14 de maio de 2021


O deputado Ilhan Omar (D-MN) (L) dos EUA fala com a presidente da Câmara, Nancy Pelosi (D-CA) durante um comício com outros democratas antes de votar no HR 1, ou People Act, na Escadaria Leste dos EUA Capitol em 8 de março de 2019 em Washington, DC. (Foto AFP)

Uma bandeira dos EUA está hasteada na embaixada em Cuba, onde foram relatados pela primeira vez casos da síndrome de Havana atingindo diplomatas, oficiais militares e espiões dos EUA. (Foto da AP)

Uma doença chocante e potencialmente perigosa conhecida como síndrome de Havana, afetando principalmente diplomatas, espiões e oficiais de defesa dos EUA, foi relatada nos Estados Unidos nas últimas semanas. Pelo menos 130 incidentes de lesões cerebrais misteriosas, alguns deles nas últimas semanas, enviaram ondas de choque por todo o país, em um momento em que está emergindo da pandemia Covid-19.

Em uma reportagem, o New York Times disse que três oficiais da Agência Central de Inteligência (CIA) relataram sintomas graves da síndrome de Havana desde dezembro do ano passado, após missões de espionagem no exterior, exigindo tratamento no Hospital Militar Walter Reed, na capital dos Estados Unidos, Washington. Um caso foi relatado nas últimas duas semanas.Em um caso de 2019 não relatado anteriormente, um oficial militar servindo no exterior puxou seu veículo em um cruzamento e foi dominado por náuseas e dores de cabeça, de acordo com a reportagem do New York Times citando quatro funcionários atuais e ex-funcionários. Seu filho, sentado no carro, ficou em estado de choque. Ambos receberam atenção médica, embora não esteja claro se sofreram efeitos debilitantes a longo prazo. O episódio perturbou as autoridades dos governos Trump e Biden, levando-os a lançar uma investigação, disse o relatório. O número de casos na CIA, no Departamento de Estado, no Departamento de Defesa e em outros lugares, afirma o relatório, gerou preocupação na administração Biden, acrescentando que os casos iniciais confirmados publicamente se concentraram na China e em Cuba e totalizaram cerca de 60. Alguns sofreram lesões cerebrais de longo prazo, incluindo dores de cabeça debilitantes, enquanto os sintomas gerais, de acordo com o Conselho de Segurança Nacional, envolvem pessoal experimentando “fenômenos sensoriais”, como som, pressão ou calor, junto com ou seguido por sintomas físicos, como súbitos – início de vertigem, náusea e dor de cabeça ou pescoçoQuem é responsável?O governo dos Estados Unidos não conseguiu determinar quem ou o que é responsável pelos episódios chocantes. No entanto, o relatório do New York Times diz que alguns funcionários do Pentágono acreditam que a agência de inteligência militar da Rússia está envolvida nisso. Moscou negou repetidamente qualquer envolvimento.“No momento, não temos informações definitivas sobre a causa desses incidentes, e é prematuro e irresponsável especular”, Amanda J. Schoch, porta-voz do Escritório do Diretor de Inteligência Nacional, é citada pelo New York Times. O governo Biden está tentando mostrar às autoridades que estão levando a questão a sério e, ao mesmo tempo, tentando evitar que o pânico se espalhe, seja dentro do governo ou entre o público, afirma o relatório.O Conselho de Segurança Nacional dos Estados Unidos iniciou uma revisão de inteligência, de acordo com sua porta-voz, Emily J. Horne.

A CIA formou uma nova célula de direcionamento para tentar reunir informações sobre os episódios, como ocorreram e quem é o responsável, observa o relatório, acrescentando que a célula pretende “operar com rigor e intensidade semelhantes ao do grupo ampliado pela agência algum tempo depois dos ataques de 11 de setembro para caçar Osama bin Laden “.Em um relatório divulgado em dezembro, a Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos disse que uma arma de microondas provavelmente causou os ferimentos cerebrais.

CIA na linha de fogo

A gravidade das lesões cerebrais misteriosas em oficiais militares e espiões dos EUA tem variado amplamente, com algumas vítimas reclamando de dor e sintomas crônicos e potencialmente irreversíveis, sugerindo lesão cerebral potencialmente permanente. Os médicos do Hospital Militar Walter Reed até alertaram os funcionários do governo que algumas vítimas seriam tentadas a pôr fim à vida. Em uma reunião a portas fechadas do Comitê de Inteligência do Senado no mês passado, os senadores acusaram a CIA de fazer muito pouco para investigar os episódios misteriosos, de acordo com o relatório. Durante o governo Trump, alguns membros da agência disseram que havia pouca inteligência mostrando que uma potência estrangeira era responsável e argumentaram que não fazia sentido analiticamente para a Rússia ou outro serviço de inteligência estrangeiro fazer ataques não provocados contra americanos. Outros duvidaram da causa das lesões cerebrais, disse. A reportagem do New York Times afirma que o mistério chamou a atenção pela primeira vez quando diplomatas e oficiais da CIA que trabalhavam em Havana em 2016 sentiram vertigens, náuseas e dores de cabeça. Episódios semelhantes começaram a ocorrer no ano seguinte em Guangzhou, China. E em outubro passado, o The New York Times noticiou que já em 2017, outro grupo de oficiais da CIA viajando em vários países, incluindo a Rússia, havia dito que eles eram as prováveis vítimas de ataques e relataram sintomas semelhantes.Os legisladores e o Conselho de Segurança Nacional do governo Trump ficaram cada vez mais frustrados no ano passado com o tratamento dos incidentes pelo Departamento de Estado e pela CIA.

Robert C. O’Brien, conselheiro de segurança nacional do presidente Trump, e Matthew Pottinger, seu vice, começaram a trabalhar no início de 2020 para redobrar os esforços de seus assessores para compreender os episódios misteriosos e envolver mais o Pentágono.Mas seus funcionários ficaram frustrados em conseguir que a CIA, o Departamento de Estado e outras agências compartilhassem detalhes sobre os feridos, em parte por causa das proteções federais sobre os dados de saúde.

Funcionários da Casa Branca pensaram que a investigação, na qual a CIA era a agência principal, havia chegado a um beco sem saída, acrescenta o relatório.

O site da Press TV também pode ser acessado nos seguintes endereços alternativos:

2 respostas em “Lesões cerebrais misteriosas atingindo diplomatas, oficiais militares e espiões dos EUA criam pânico”

https://newrepublic.com/article/161190/transcript-unsolved-mystery-havana-syndrome
Transcrição: O mistério não resolvido da síndrome de Havana
Uma transcrição do episódio 24 de A Política de Tudo, “O Caso dos Espiões Doentes”

Tim Weiner: O prédio que abriga diplomatas e espiões americanos em Havana é um complexo fortemente fortificado, um grande cubo, e fica próximo à rua principal do Malecón, perto do oceano.

Jack Hitt: Se você começar a conversar com as pessoas que conheciam pessoas que estavam lá e começar a juntar os pedaços da cronologia real, o que parece ter acontecido é que alguns membros da equipe da embaixada, em suas casas, aparecer a ouvir esses filhos estranhos à noite. Eram extremamente barulhentos, ensurdecedores, como um avião a jato decolando próximo à sua casa.

Tim: As pessoas que experimentaram a síndrome, a maioria das quais sabemos ser funcionários do departamento de estado, manifestar a sentir tonturas, náuseas, dores de cabeça – todas elas intensas – e com o tempo, surto a suspeita de que estava sendo sendo alvos de um serviço de inteligência hostil.

Laura Marsh: Você acabou de ouvir Tim Weiner e Jack Hitt descrevendo a síndrome de Havana. Esse foi o nome dado à doença que começou a afetar os americanos na embaixada dos Estados Unidos em Cuba no final de 2016. A embaixada havia sido reaberta apenas no ano anterior. Ainda era cedo, mas agora mais e mais pessoas adoeciam e não havia uma causa clara para os sintomas. O que ficou claro foi a resposta do Departamento de Estado. Eles levaram para casa como pessoas que estavam doentes. Em seguida, cortaram o pessoal da embaixada em 60 por cento e rebaixaram o posto. Em 2017, o secretário de Estado de Trump, Rex Tillerson, alerta os americanos para não viajar a Cuba. Nos últimos quatro anos, médicos, cientistas, agências e jornalistas qualificados tentando descobrir o que aconteceu em Havana. E é aqui que a história fica ainda mais estranha:

Sou Laura Marsh, editora literária do The New Republic.

Alex Pareene: E eu sou Alex Pareene, redator da equipe da revista.

Laura: Hoje, no programa, estamos conversando com vários especialistas sobre o que eles acham que aconteceram em Cuba e o que isso pode significar.

Alex: Esta é a política de tudo.

Então, eu me lembro de ouvir sobre os misteriosos sintomas da embaixada em Havana quando eles aparecem a ser noticiados pela imprensa, alguns anos atrás. Quando ouvi pela primeira vez uma teoria estranha das armas de áudio, fui um pouco crédulo no início, só porque presumi que eles estudaram baseando como especulações em alguma arma existente. Mas então me lembro de falar com meus colegas de trabalho na época e me tornar cada vez mais cético em relação à narrativa oficial. Eu estava me perguntando o que a fez querer que queria fazer um episódio sobre a síndrome de Havana, Laura?
Laura: Acho que é uma espécie de mistério diplomático, certo? Há muito em jogo na história. É sobre os Estados Unidos tentando restabelecer relações com Cuba. E, de repente, você tem uma ideia de que houve um ataque de micro-ondas. Há tanta coisa que eu não entendo sobre essa. Não entendo por que isso aconteceu, não entendo como pode ter acontecido – tudo isso era realmente obscuro para mim. Então, eu queria falar com as pessoas que realmente investigaram isso para ver como eles colocam tudo junto.

Alex: É por isso que começamos com Jack Hitt, que teve, eu acho, uma das melhores e mais exaustivas histórias sobre isso, em 2019, na Vanity Fair.

Jack: É aí que tudo começa – é um ataque, é uma arma secreta, algum tipo de arma sônica. Os cubanos tinham que saber – se não o fizeram, tinham que saber quem o fez. Lembre-se, Trump, entre as muitas coisas que surgiram durante sua campanha foi que ele seria ferozmente anticubano novamente. Ele se encontrou com os veteranos da invasão da Baía dos Porcos. Ele sinalizou que estávamos voltando no tempo. Íamos tornar Cuba desagradável de novo, certo? Era sabido que ele faria tudo o que pudesse para reverter a política Obama-Biden de tentar normalizar as relações.

Alex: Sob Obama, a Embaixada dos Estados Unidos em Cuba aumentou enormemente seu quadro de funcionários, e então sob Trump, mesmo antes de duas dezenas de pessoas saírem por motivos médicos, eles estavam reduzindo seu tamanho, certo?

Jack: Isso mesmo.

Laura: Essa é uma das primeiras teorias sobre o que aconteceu, que é que a própria Cuba está envolvida em algum tipo de ataque a esses diplomatas americanos. Aqui está o que Tim Weiner pensa sobre a ideia de que este foi um ataque cubano.

Tim: Não é o M.O.

Laura: Tim é o autor de uma história da CIA e também de um livro recente sobre a história das relações entre os Estados Unidos e a Rússia.

Qual seria o seu M.O. ser, normalmente?

Tim: Conduzir as relações no nível de “Nós o espionamos. Você nos espiona. Isso é o que os países fazem. ” Mas não para mexer com você nesse nível. Existe um serviço de inteligência hostil que tem feito esse tipo de coisa de maneiras diferentes com espiões e diplomatas americanos no exterior – e são os russos.

Laura: A pergunta que tenho é: por que atacar a embaixada cubana? O que significaria para a Rússia atacar diplomatas americanos em Cuba?

Tim: Vladimir Putin, em sua atual encarnação como presidente vitalício da Rússia, tem tentado de maneiras diferentes se vingar dos Estados Unidos e do Ocidente pelo colapso da União Soviética – para enfraquecer os Estados Unidos, para prejudicar os Estados Unidos Estados, para prejudicar a nossa democracia e, com ela, a nossa diplomacia, como um meio de exercer vingança e mostrar ao mundo que a democracia americana não é tudo o que parece ser.

Alex: Isso é o mais próximo que temos de uma explicação oficial da causa da síndrome de Havana. Existem estudos médicos que investigam o que é a síndrome. Mas em termos do que causou isso, tudo o que realmente temos que continuar é reportar nos principais meios de comunicação como a NBC News, que disse, em 2018, que funcionários da inteligência dos EUA acreditam que a Rússia foi responsável por ataques misteriosos a diplomatas em Cuba e em outros lugares. Qualquer pessoa que segue as operações de inteligência russa sabe que não tem vergonha de prejudicar os inimigos do governo russo, eles foram ligados a inúmeras tentativas de assassinato e assim por diante, então posso entender por que seria fácil acreditar que os russos usando alguns arma desconhecida havia atacado diplomatas americanos.

Laura: A questão é: como seria essa arma?

Jack: A teoria das armas passou por várias permutações diferentes, em parte porque quando os primeiros membros da embaixada de Havana reclamaram desse som, eles o gravaram. É um zumbido alto e muitos deles afirmam ter ouvido isso. O problema com isso é que vários cientistas que estudam cigarras se manifestaram para notar que este era quase certamente o grito do críquete jamaicano. E então um especialista em críquete se aproximou e disse que, embora fosse muito alto, o som não faria mal a um ser humano. A única maneira de um grilo jamaicano fazer mal a um ser humano é pegando o grilo e enfiando-o no ouvido.

Alex: Essa era a teoria do “cânone sônico”.

Jack: Exatamente. Como alguém observou, para que realmente funcionasse, você teria que ter algo na casa dos decibéis de um avião a jato fora de casa para realmente queimar o interior de sua orelha. Eu não sabia disso até começar a relatar esta história, mas, aparentemente, existem três níveis de som no universo conhecido. Existe o infra-som, que está abaixo do alcance da audição humana. Há som acústico, que podemos ouvir, e depois há ultrassom. E então, há uma variedade de teorias diferentes sobre – bem, OK, então não era som acústico, então tem que ser ultrassom. Oh, isso não está funcionando, então foi infra-som. E então foi para as microondas, e acredito que a mais recente é a energia de radiofrequência. Estamos realmente exaurindo todos os comprimentos de onda, estamos realmente chegando ao fim de todas as ondas conhecidas possíveis. Talvez raios-x – quero dizer, temos que investigar isso.

Laura: Então o FBI investigou esses três tipos de som, descartou todos, correto? E então a teorização segue em frente. A próxima teoria preferida foi o microondas. Como isso deveria funcionar?

Jack: A principal teoria do micro-ondas tinha a ver com algo chamado Efeito Frey, e na medida em que posso, como jornalista, até descrever isso, já que realmente não sei do que estou falando, supostamente o micro-ondas faria sacudir as moléculas de água em seu ouvido.

Alex: É assim que um micro-ondas aquece –

Jack: É assim que funciona o microondas, certo?

Alex: Isso excita as moléculas de água.

Jack: Exatamente. Portanto, isso excitaria as moléculas de água e aumentaria a temperatura em seu ouvido interno – e não estou inventando – em um milionésimo de grau. E foi dito que esse efeito poderia causar algum tipo de queimadura ou dano dentro do seu ouvido, e isso seria a fonte de todos os vários sintomas. O problema com essa teoria é que o cara que descobriu o Efeito Frey, em 1974, seu nome é Kenneth Foster, ele se adiantou e disse que isso seria impossível, e esta é uma citação: “Qualquer exposição que você poderia dar a alguém que não não queimá-los até ficarem crocantes produziria um som muito fraco para ter qualquer efeito. ”

Alex: Certo.

Jack: Isso queimaria seu ouvido interno, na verdade te incineraria.

Alex: Se tivéssemos uma arma de microondas com a qual você pudesse ligar o cérebro de alguém, certamente parece que seria mais provável cozinhá-los por dentro do que causar sintomas de concussão – digo falando também como um jornalista que não conhece a ciência.

Laura: Mas você está falando como alguém que definitivamente reaqueceu comida no passado.

Alex: Há outra teoria de que talvez alarmes contra roubo cruzados com micro-ondas possam causar esse efeito, e isso seria apenas uma chance aleatória – que todos nós temos esses alarmes contra roubo e detectores de fumaça e todos eles emitem esse tipo de ultrassom em uma audição abaixo ou acima – nível de audição, e se eles se cruzassem com um micro-ondas, isso causaria algum tipo de som que poderia causar isso, mas isso seria apenas um acidente, um acidente estranho. E isso foi imediatamente descartado. Porque, claro, o ponto principal disso é que tem que haver intencionalidade aqui, tem que haver um império do mal dirigindo uma arma secreta. Então, se foi apenas um acidente estranho, envolvendo alarmes contra roubo ou detectores de fumaça, isso não é bom.

Laura: Então, neste ponto, conversando com Jack, eu senti como se tivéssemos acabado de entrar no reino da ficção de espionagem.

Alex: Sim, a discussão sobre que tipo de arma poderia ser – e especialmente quando li a cobertura sobre como nossos caras aqui nos EUA estão tentando fazer a engenharia reversa do que esses russos tinham – me lembrou da ficção de espionagem da época da Guerra Fria, a maneira que também era sobre a promessa da tecnologia, o que significa que poderíamos ter armas cada vez mais incríveis para usarmos nós mesmos, além desse tipo de discussão sobre lacuna de mísseis de, tipo, os russos têm uma arma de micro-ondas e nós não.

Laura: E isso remete a uma era muito anterior, quando parecia mais uma possibilidade. Portanto, é estranho ver isso flutuando novamente na explicação de algo que aconteceu em 2016.

Alex: Sim. Então perguntei a Jack o que ele achava da comparação entre essas armas e o que eram efetivamente armas de ficção científica da década de 1960.

Eles realmente não funcionaram, mas havia pesquisas militares e de inteligência reais por trás de alguns deles, certo?

Jack: Certo. Mas eles funcionam. O problema é que eles são do tamanho de reboques semitratores ou caminhões de sorvete, esses veículos enormes que eles carregariam. E você provavelmente já ouviu falar de alguns deles – L-rad, um dispositivo acústico de longo alcance, acho que foi usado, ouvimos que os militares pelo menos ameaçaram usar contra alguns manifestantes o dispositivo que realmente causa isso tipo de sensação de queimação no ouvido, mas é uma arma gigantesca do tamanho de um caminhão. Outra coisa que a DARPA [Agência de Projetos de Pesquisa Avançada de Defesa] surgiu durante a Guerra Fria, minha favorita, é chamada de Medusa, que significa “dissuasão de excesso de multidão usando áudio silencioso”. Então, vamos apenas dizer que o Pentágono, e DARPA especificamente, tem tentado criar esta arma, mas não teve sucesso. Você sabe, se você pudesse criar esta arma e reduzi-la a uma arma de raios, algum tipo de arma galáctica interestelar Flash Gordon, seria incrível, porque 30 ou mais anos de intensa pesquisa no Pentágono não resultou em nenhuma. Então, talvez alguém tenha dado esse salto quântico sem que ninguém mais no mundo descobrisse e conseguido colocá-lo em Cuba e, supostamente, na China e na Rússia, e dirigi-lo a uma ou duas pessoas nesses outros países – mas principalmente em Cuba, certo – mas vamos apenas dizer que as chances disso parecem remotas.

Laura: Certo. Porque o que você está descrevendo é essencialmente um tipo de ataque de franco-atirador usando uma arma que os Estados Unidos nunca foram capazes de desenvolver, mas que talvez outro país pudesse ter. Seria assim que deveria ser feito, porque os ataques são direcionados, afetam apenas americanos em negócios diplomáticos em Cuba, Rússia, China e alguns canadenses.

Jack: Bem, canadenses que moravam no mesmo bairro e falavam com os americanos. Então, nenhum dos outros funcionários da embaixada de todos os outros países foi afetado, apenas pessoas que jogavam futebol com os americanos nas folgas, certo?

Laura: Então, onde acabei com a coisa da arma é que, basicamente, não parece muito claro se poderia haver uma arma como essa.

Alex: Certo. Quer dizer, acho que temos um motivo, talvez tenhamos oportunidade, mas não temos a arma. Se isso fosse uma pista, estaríamos inacabados. Não seríamos capazes de vencer um jogo de pistas.

Laura: Absolutamente não. Mas o que temos são duas dúzias de pessoas que definitivamente adoeceram e, desde então, fazem parte dos estudos sobre o que vivenciaram.

Alex: O Journal of the American Medical Association publicou um estudo no início de 2018.

Jack: Eles examinaram os sintomas e as varreduras cerebrais de várias pessoas. Esse estudo é muito tênue. Mal diz que algo aconteceu. Não há evidências físicas de que algo aconteceu a alguém em Cuba. Portanto, eles não encontram nenhum tecido rasgado ou tímpano queimado ou qualquer coisa que possa significar que algo alterou a fisiologia de suas cabeças. E ainda assim eles disseram que tinham todos os sintomas de uma concussão. Assim que este relatório foi publicado, foi amplamente referido como “concussão imaculada”.

Laura: Só para esclarecer, não quer dizer que as pessoas que relataram os sintomas não tenham os sintomas. Ninguém está questionando se eles tinham os sintomas. Mas não houve ferimentos, ferimentos físicos ou traumas que normalmente estariam associados a sintomas como aquele.

Jack: E se você olhar para o estudo do JAMA, os editores na verdade anexam uma nota no topo de sua própria revista dizendo que há muitos sintomas aqui que não têm nenhuma evidência física, então pedimos cautela na leitura do estudo que estamos publicando. É muito raro o JAMA ou qualquer jornal científico publicar um estudo e dizer: “Realmente não achamos que este estudo seja bom.”

Alex: O Journal of the American Medical Association deu sequência a esse estudo com um segundo, publicado no verão de 2019. Aqui está Adam Gaffney, um médico e escritor que acompanha a história desde que foi relatada pela primeira vez.

Adam Gaffney: O segundo estudo foi um estudo de ressonância magnética, e relatou basicamente que havia questões estruturais, apenas para simplificá-lo, que pareciam aparecer nas ressonâncias magnéticas do cérebro desses indivíduos, que foram avaliados na Universidade da Pensilvânia. A realidade é que muitos dos tipos de sintomas e deficiências que esses indivíduos apresentaram – e não havia grupo de controle, eram apenas esses indivíduos – não são incomuns. Em um artigo publicado no Journal of Neurology, dois neurologistas observaram que, na verdade, o limiar do normal era basicamente de 40%, que com os padrões usados, 40% de todas as pessoas cairiam abaixo do nível anormal.

Alex: Então, de acordo com Adam, este estudo estava usando uma definição de varreduras cerebrais normais que 40% da população pode não atender, o que significa que é difícil dizer quais conclusões você pode tirar dessas varreduras.

Adam: Esse é um grande problema. E então pode ser que estejamos vendo tipos muito comuns de deficiências. A segunda questão é que este estudo usou essas técnicas muito avançadas de ressonância magnética que são usadas em estudos de pesquisa, e os tipos de coisas que eles encontraram não são necessariamente incomuns. Você pode fazer estudos até mesmo sobre coisas como depressão e encontrará anormalidades com essas técnicas avançadas de ressonância magnética. Resumindo, essas não são descobertas específicas.

Jack: Então, houve vários cientistas diferentes que se apresentaram e disseram: “Do que você está falando?” Por exemplo, o principal sintoma de que todos se queixavam era o zumbido. E um em cada seis americanos – isso é mais gente do que Covid – tem esse problema. É muito comum e muitos dos sintomas descritos nele são comuns o suficiente. Tão desconectado de lesões físicas, é empiricamente difícil avançar e dizer que isso tem que ser uma arma secreta.

Alex: Como você disse, mesmo se você fizer o estudo de ressonância magnética e disser, bem, esses cérebros parecem diferentes, isso obviamente não é prova de que uma arma foi usada neles, certo?

Laura: Olhando a literatura médica e conversando com Jack Hitt sobre o tipo de arma que poderia ser usada aqui, não há nada que refute a noção de que este foi um ataque estrangeiro usando armas. Também não há nada que realmente o confirme.

Alex: Temos uma coleção de sintomas. Temos pessoas sofrendo com eles. Temos pesquisas médicas sobre isso. E temos uma explicação para isso até agora. Existe outro?

Jack: Eu acho que a explicação mais provável, a explicação da Navalha de Occam, aquela que explica todos os fatos como os conhecemos da maneira mais simples possível – mas para os jornalistas, a menos satisfatória – é o que é conhecido como doença psicogênica em massa, ou o que costumava ser chamado de histeria em massa. Isso é um palavrão. A histeria faz as pessoas pensarem em pessoas correndo para as ruas, gritando, invasões alienígenas e massa faz parecer que são milhares de pessoas, mas a maioria das doenças psicogênicas em massa na verdade envolve cerca de uma dúzia ou duas dúzias de pessoas. “Transtorno de conversão” é a outra frase frequentemente usada, e é chamado de transtorno de conversão porque o estresse intenso, sob pressão, é convertido em doença física real. E realmente a principal coisa que todos esses cientistas e médicos do transtorno de conversão com quem conversei é que esses são sintomas reais. O transtorno de conversão deixa você doente. Então, essas pessoas, quando vieram e disseram: “Estou com zumbidos nos ouvidos, tenho dores de cabeça, não consigo me lembrar das coisas, sinto que meu cérebro está derretendo” – foi o que sentiram. Eles não são fingidos. O artigo do JAMA rejeitou a ideia de doença psicogênica em massa – eles disseram, nós entrevistamos todas essas pessoas e elas não estão fingindo. Isso é o que significa fingimento.

Alex: Mas a desordem de conversão não é fingir – você sente.

Jack: Posso contar uma pequena anedota pessoal?

Alex: Eu adoraria.

Jack: Muitos anos atrás, eu era um editor da Harper’s Magazine e parei porque consegui um contrato para um livro. Então, eu estava sozinho com aquele pequeno adiantamento em meu pequeno apartamento no West Village e uma namorada que tinha acabado de sair do emprego para voltar para a pós-graduação. Estávamos sob intenso estresse financeiro. E comecei a desmaiar. Eu estava andando pela rua e literalmente tinha que pegar uma placa de pare e, às vezes, simplesmente desabava contra a parede e caía no chão. Agora, muitos anos depois, também temos Os Sopranos e sabemos o que é. Quer dizer, a desordem de conversão é real. Eu fui ao médico. Insisti que devo ter um tumor cerebral. Eu o forcei a escanear meu cérebro. Parecia saído de um filme de Woody Allen: “Eu sei que tenho um tumor no cérebro!” Eu ainda tenho aquela tomografia computadorizada. E voltou, e ele disse: “Você tem um cérebro lindo. Você está sob um enorme estresse. Faça um pouco mais de exercício. ” Eu fiz isso e foi embora. Então, quero dizer, esta é uma história muito desagradável.

Alex: Certo. Ter um tumor cerebral é muito mais dramático, especialmente para alguém que está escrevendo livros – tipo, eu poderia conseguir um livro sobre tumor cerebral com isso, certo?

Jack: Os médicos e especialistas em distúrbios de conversão com quem conversei observaram isso, e esses sintomas, porque todos eles são praticamente incomensuráveis ​​- se alguém disser que tem zumbido nos ouvidos, não há como medir isso, certo? Alguém disse que está com dor de cabeça, não dá para perceber. Em todos os casos de transtorno de conversão ao longo do tempo, os sintomas são sempre os mesmos – zumbido nos ouvidos, perda de memória, desmaios. E então se você olhar para Havana, você tem uma situação onde a embaixada está sob uma pressão enorme, é um sistema fechado, todos esses caras estão sob sigilo e sob juramento, se sentem como se estivessem em um ambiente hostil. E há toda essa conversa sobre o fechamento da embaixada e o envio de todos para casa, e a perda de emprego e assim por diante, saindo da administração Trump. Então, alguns desses médicos olharam para isso e disseram, a explicação mais simples é que este é um exemplo clássico de transtorno de conversão, de doença psicogênica em massa.

Laura: Como funciona o aspecto de massa disso? Porque o que você descreveu sobre estar estressado e depois ficar muito doente, acho que faz muito sentido para qualquer pessoa que já passou por isso ou viu alguém próximo a passar por isso. Sabemos algo sobre como funciona o elemento de contágio disso?

Jack: Só que essas pessoas costumam estar em algum tipo de bolha de pressão. Eu me deparei com um incidente no meio-oeste onde, tipo, 20 alunos do segundo e terceiro anos ou algo em uma escola que estavam sob pressão para fazer um teste de repente todos tiveram ataques contagiosos de vômito e perderam o teste, e foi uma daquelas coisas em que “ Ouvi dizer que fulano tem uma doença misteriosa ”, e você também não quer fazer o teste e, a seguir, está vomitando. Você sabe, se você pesquisar no Google por 10, 20, 30 anos, verá que há muitos casos, especialmente nas escolas, em que um grupo restrito de repente tem uma doença misteriosa.

Adam: O exemplo famoso é que às vezes desmaiar pode parecer contagioso. Uma pessoa desmaia e outra desmaia ao seu redor. E não é porque as pessoas têm mente fraca. Todos somos suscetíveis a sugestões. Todos nós somos suscetíveis aos efeitos do placebo. E todos nós somos suscetíveis ao que é conhecido como efeitos “nocibo”, onde você experimenta coisas desagradáveis ​​porque está esperando por isso. Você olha o relatório de efeitos colaterais das vacinas da Covid; definitivamente houve efeitos colaterais, mas você realmente vê taxas bem altas de efeitos colaterais no braço do placebo, que é a ingestão de solução salina. Todos nós podemos ter isso. É apenas a natureza humana. É como percebemos o mundo.

Alex: Lembre-se, como já ouvimos, esta foi uma época de grande convulsão na Embaixada dos Estados Unidos em Havana. As relações entre os dois países mudaram enormemente, quase da noite para o dia. Conversamos com Natalie Shure, uma jornalista que está investigando a síndrome de Havana e que é, sem dúvida, casada com Adam Gaffney.

Laura: E o que ela aponta é que esses ataques começaram em novembro de 2016.

Natalie: Para mim, é realmente quando começa a clicar, quando você começa a ler um pouco do contexto em que essas supostas anormalidades apareceram e em que os supostos ataques acontecem. O primeiro foi relatado, creio eu, logo depois que Trump foi eleito. E acho que ficou muito claro para qualquer um que trabalhasse em Havana que todo o seu trabalho estava prestes a mudar de uma forma que os afetou visceralmente. De repente, estamos dando uma volta de 180, mudando toda a nossa estratégia diplomática com o país em que eles estão posicionados. Isso significa que, de repente, seus relacionamentos em sua comunidade, seja o que for que estejam trabalhando, é completamente diferente. Isso é muito estressante, certo?

A segunda pessoa com esses sintomas, creio eu, relatou-os três meses depois, em fevereiro. E por causa de um relatório do CDC que foi FOIA feito pelo Buzzfeed, sabemos que após o segundo caso – então, depois de duas pessoas com sintomas que incluíam coisas como tonturas, dores de cabeça, fadiga, sintomas muito comuns – depois de apenas dois deles, o todo grupo em Havana, todos os americanos servindo lá, foram basicamente reunidos e disseram: “Ouça, há alguns sintomas misteriosos que algumas pessoas estão experimentando. Não sabemos com o que estamos lidando. Portanto, se você sentir algo como fadiga, dores de cabeça, tontura, pode haver alguns ataques secretos, visando sua família, fique de olho. Se algo parecer errado, não deixe de nos ligar ou, se quiser fazer o teste, informe-nos. ” Claro, isso abre as comportas, certo?

Laura: Neste ponto, estou sentindo que a explicação da doença psicogênica em massa realmente faz muito sentido.

Alex: Sim, definitivamente acreditei que o contexto político deu uma explicação organizada para o que aconteceu. Houve apenas um problema que surgiu quando estávamos conversando com Tim: Havana é realmente um lugar muito bom para ser postado.

Tim: Não é uma zona de alto estresse. Já fui repórter – sete vezes no Afeganistão e em várias zonas de guerra e buracos do inferno – então sei como é o estresse. A Embaixada Americana em Bagdá em 2004, isso foi estressante, tenho certeza. Vários postos avançados da CIA no Afeganistão e no Iraque nos últimos 20 anos – isso é estresse. Sendo a segunda secretária em Havana? Não é tão estressante. Havana é um ótimo lugar. Os cubanos amam os americanos. Eles não gostam do nosso governo, nós não gostamos do governo deles. Está bem. Vamos beber um pouco de rum.

Alex: Então, mesmo nos primeiros dias da administração Trump, Havana era uma espécie de … postagem divertida?

Tim: Você já esteve em Havana?

Alex: Eu adoraria ir, mas não fui.

Tim: Bem, tudo bem, deixe-me tentar reafirmar isso. O prédio onde operam os americanos em Havana é uma fortaleza. E a única maneira de penetrá-lo é com uma arma de micro-ondas – ou um tanque, talvez. Para explicar isso como algum tipo de úlcera psicossomática? Eu não acredito.

Laura: Isso é muito útil. Então, essencialmente, o que você está dizendo é que esta não é uma postagem tão estressante que veríamos sintomas que você não veria em qualquer tipo de trabalho de espionagem.

Tim: Sim. Na minha experiência, esse não seria um posto difícil. O estresse pode parecer uma explicação única que você poderia encaixar nisso. Eu não acredito.

Alex: Então, mais uma vez, fui compelido por uma explicação da pessoa mais recente com quem conversei. Talvez Havana não fosse tão estressante. Onde isso nos deixa, Laura?

Laura: Quer dizer, acho que o que nos leva a isso é que consideramos duas explicações agora, e ambas sentem que se desintegraram.

Alex: Ou pelo menos não podemos apontar para uma grande pilha de evidências realmente convincentes que dizem, tipo, esta é a explicação definitiva.

Laura: Então, o que você acha que devemos fazer a seguir?

Alex: Acho que devemos perguntar a Natalie e Adam o que eles acham disso.

Laura: Estaremos de volta após o intervalo.

Laura: Adam e Natalie, conversamos com Tim Weiner, que passou muito tempo fazendo reportagens sobre a CIA. Eu estava perguntando a ele sobre a teoria do estresse, e ele disse: “Bem, você está errado, porque Havana não é uma postagem estressante”.

Natalie: Havana foi provavelmente um bom posto de trabalho em muitos anos. Mas acho que se você olhar exatamente para quando isso aconteceu – final de 2016, início de 2017 – parece que há motivos para acreditar que, circunstancialmente, isso pode ter sido mais estressante do que o normal. Também pode ser estresse pessoal e pode ter um caráter sociogênico – “sociogênico” significa espalhar socialmente, sujeito à influência de colegas e da comunidade e coisas que você está ouvindo. Acho que muitas pessoas talvez já tenham tido alguma tontura que talvez não tenham percebido e, de repente, ouvem: “Oh, talvez haja ataques de armas secretas, fique atento a quaisquer sintomas estranhos.” E então, de repente, você percebe que quando se levanta, você está se sentindo um pouco tonto, e talvez você não tivesse notado isso antes, mas agora está se encaixando em um padrão de fato que é realmente angustiante para você. E então você vai notar que está mais esquecido recentemente. Eu acho que essas coisas bola de neve de maneiras que parecem muito familiares em nossas próprias vidas. Talvez seja o seu trabalho, talvez seja a sua postagem. Talvez você tenha brigado com sua esposa. Existem muitos motivos pelos quais as pessoas se sentem de determinada maneira.

Laura: Por que você acha que as pessoas são tão resistentes à ideia de que isso pode ser causado pelo estresse ou pela exposição a um grupo no qual existe algum tipo de doença psicogênica?

Adam: Acho que ainda existe um estigma em torno da noção de doença mental causando sofrimento físico, ou pelo menos falta de familiaridade. A realidade é que a depressão, por exemplo – e isso não é apenas específico para o problema do ataque de micro-ondas, mas recuando por um segundo – coisas como sofrimento psicológico severo ou depressão severa podem ser experimentadas predominantemente fisicamente. O que significa que, para algumas pessoas, o que é mais angustiante ou perceptível pode, na verdade, ser sintomas físicos, não sintomas mentais. Mas não acho que damos esse entendimento adequado, e acho que isso é descartado. Quero ser muito claro – não estou fazendo nenhum tipo de avaliação de nenhum indivíduo, estou apenas lidando com as grandes questões aqui.

Laura: Como vocês apontaram em seus tweets, há um número muito grande de jornalistas, pessoas sérias que relatam sobre relações diplomáticas, que relatam sobre a Rússia, segurança nacional, que aproveitaram essa história e a apresentaram como uma história sobre um russo ataque aos Estados Unidos. Qual foi sua reação ao ver a história enquadrada dessa forma? E o que você acha que está acontecendo aí?

Natalie: Bem, é muito importante reconhecer que, eu acho, três recursos de formato longo que eu conheço, histórias profundamente relatadas na ProPublica, Vanity Fair e The New York Times Magazine, apareceram sobre isso em 2018 e 2019, basicamente todos chegando à conclusão de que é muito provavelmente um distúrbio neurológico funcional sociogênico. E então a história reapareceu um pouco recentemente, sendo realmente vendida por repórteres de segurança nacional. Então, essas são pessoas que eu não acho que sejam muito bem versadas nesta literatura, que não estão se envolvendo com isso como um tópico de saúde muito a sério. É engraçado porque mudou politicamente de caráter. Inicialmente, foi postulado que os cubanos estão fazendo isso, quando era a síndrome de Havana em 2016, 2017, e que foi usado pelo governo Trump como pretexto para conter seriamente nossa presença diplomática em Cuba e nos reorientarmos em termos de nossa diplomacia postura em relação ao país. E então, eu acho que, com o passar do tempo, isso foi pressionado por pessoas com tendências mais liberais – “Ei, olhe, a CIA e a administração Trump, por extensão, estão tentando suprimir a história desses ataques porque estão em conluio com Coloque em.” E assim serviu a dois fins políticos diferentes, de maneiras que eu acho que as pessoas encontraram reificação das narrativas que eles já tinham preferido, mas nenhuma das quais tinha muito valor expositivo em termos do que realmente aconteceu.

Laura: O que você acha do fato de que começou como uma história sobre o que estava acontecendo na embaixada em Cuba, mas depois se espalhou para esses outros postos avançados, como China, Rússia, outras partes do mundo onde os EUA têm uma espécie de relacionamento desconfortável? Como a história se desenvolveu quando esses casos foram adicionados?

Adam: Acho que, em primeiro lugar, essa disseminação para vários continentes deve aumentar o ceticismo sobre a teoria das armas em particular. Mas a segunda coisa, apenas reforçando o ponto de Natalie, isso serviu a agendas políticas diferentes em momentos diferentes. Foi usado para uma espécie de détente de naufrágio com Cuba que havia sido estabelecida durante o governo Obama. E então eu acho que, mais recentemente, tem sido visto como uma forma de criticar Trump por não tomar medidas firmes com a Rússia, o que tem sido, obviamente, uma história de longa data. Acho muito interessante do ponto de vista político, em termos das agendas que tem apoiado.

Laura: O que vocês acham que são as implicações políticas de aceitar o estresse como explicação?

Natalie: Acho que seria um grande constrangimento. Se aceitarmos que isso foi em função do estresse, também devemos admitir que afastamos Cuba de novo sob um pretexto completamente falso. E eu acho que isso é algo realmente desconfortável para as pessoas lidarem. Eu acho que também tem havido muitas pessoas que têm sido muito críticas ao governo Trump à luz do que vêem como a supressão da verdade sobre esses ataques e o que vêem como Putin e Trump trabalhando em conluio um com o outro. Essa narrativa também desmorona se você aceitar que esses sintomas são induzidos pelo estresse, ou induzidos por um meio que não é um ataque secreto de microondas. Portanto, acho que muitas pessoas terão muito o que perder se isso acontecer.

Adam: Eu concordo com Natalie. Eu poderia apresentar um tipo mais amplo de argumento médico filosófico, que é o de que penso que iria enfatizar o fato de como pode ser difícil para todos nós, como indivíduos, às vezes saber as causas de nossos sintomas físicos, nosso sofrimento físico. Pode ser muito difícil. Eu acho que é uma coisa desconfortável de se afirmar porque isso leva a uma espécie de negação, mas acho que é verdade. Podemos estar errados, e os médicos certamente também podem estar errados, para ser claro. Acho que isso pode nos levar a um ponto mais amplo desse tipo.

Laura: Como você acha que isso se encaixa com o aumento da atenção sobre o relacionamento dos EUA com a Rússia nos últimos quatro anos? Há uma gama de opiniões sobre isso, desde pessoas que certamente reconhecem uma variedade de ataques da Rússia aos Estados Unidos até pessoas que veem a agressão russa contra os Estados Unidos como a explicação para quase tudo o que aconteceu na política aqui nos últimos quatro anos . Onde você acha que essa história se encaixa nisso?

Natalie: Então, a evidência de que a Rússia teve algo a ver com os ataques que eu nem acredito que tenha acontecido – essa evidência é praticamente inexistente. E não tenho dúvidas de que, se essa potencialidade estivesse sendo levantada sobre qualquer outro país, isso não funcionaria no The New York Times ou na GQ, dois veículos que recentemente divulgaram uma versão muito chauvinista dessa história, reificando a ideia de que estes foram ataques com armas e que a Rússia estava por trás disso. Acho que é uma função do fato de que as pessoas têm empurrado histórias em que a Rússia é um personagem muito redutor, bidimensional e maligno. E isso parece verdade o suficiente para não exigir muito mais investigação. Acho que é uma pena, e é meio incrível dar um passo atrás e ver que esse tipo de história foi aceito pelo mainstream de todo o coração porque é a Rússia e não outro país.

Adam: Eu acrescentaria apenas, acho que isso só mostra por que temos que ser críticos da ciência, porque esse tipo de coisa pode levar os países à guerra, certo? Não estou dizendo que vai, e não estou dizendo que seja igual a isso, mas esse tipo de coisa pode, e é por isso que temos que ser tão críticos e apenas afirmar o que sabemos.

Uma maneira de ver esses tipos de coisas é como discrepâncias reais, como tipos realmente fascinantes e bizarros de fascinomas médicos – “Isso é algo interessante, vamos escrever sobre isso.” Mas eu acho que realmente está em um espectro com experiência vivida comum de uma forma que passa despercebida. Um exemplo: a certa altura, em março passado, de repente senti que poderia ter sintomas de Covid. Foram coisas muito suaves que notei – talvez um pouco de cócegas na garganta, um pouco de aperto no peito, coisas assim. E então eu fui testado. Fica negativo. E me ocorreu depois: “Espere. Eu sempre me sinto assim. ” Literalmente, minha própria preocupação e preocupação de que eu pudesse infectar minha UTI era o que me fazia perceber meus próprios sintomas de uma forma que, uma vez que não estava mais preocupada com isso, passei a reconhecer que é na verdade sempre minha sensação inicial na garganta. Acho que é por isso que você recebe alguma resistência, porque as pessoas efetivamente sentem que você está dizendo que as pessoas que têm sintomas que podem ter um componente psicogênico estão meio que mal. Eles são na verdade apenas humanos.

Laura: Mas o que o torna um mistério são todas as tensões políticas que cercam esses grupos de pessoas – nossas relações com Cuba, nossas relações com a Rússia.

Adam: Você pode chamar isso de doença sociopoliticogênica.

Laura: Cunhada no show!

Alex: Não há nada pior do que um podcast que não resolve um mistério, mas pelo menos este foi apenas um episódio em vez de uma temporada inteira.

Laura: Bem, acho que nunca resolveríamos o mistério.

Alex: Não, acho que também não. Mas estou curioso: qual é a sua posição sobre a síndrome de Havana agora, em comparação com quando você estava pensando pela primeira vez neste episódio?

Laura: Minha opinião sobre isso mudou, na medida em que quando cheguei a esta história, me senti como um cético totalmente pago – estava muito cético em relação à ideia de que este poderia ser um ataque estrangeiro realizado com um micro-ondas . E agora me sinto mais como alguém que não sabe o que aconteceu. Cada vez que sinto que tentei encontrar uma explicação, há algo que não funciona.

Alex: Eu vim para isso não acreditando em um ataque russo de microondas, e continuo um descrente em um ataque russo de microondas.

Laura: Acho isso justo.

Alex: Quero dizer, obviamente, ninguém pode realmente sair e dizer: “Eu descobri.”

Laura: Certo. Eu acho que se você quiser fazer isso, você pode, e você pode usar isso para apoiar qualquer agenda política que você tenha. A única coisa que você não pode dizer com 100% de confiança é que sabe o que aconteceu.

Jack: Bem, deixe-me apenas dizer, como repórter, sou tão culpado disso quanto qualquer pessoa, mas a primeira vez que ouvi a frase “arma sônica”, pensei: “Sim, quero relatar esta história . ” Falei com meu editor e pensei: “Há uma arma sônica! Já fiz reportagens da DARPA antes, tenho fontes dentro do Pentágono, tenho que descobrir sobre a arma sônica! ”

Alex: E em vez disso você descobriu sobre grilos.

Jack: Grilos. E então, é claro, é essa explicação ruim que faz muito sentido. Oh sim, certo, eu realmente experimentei estresse, então o que você está dizendo faz totalmente sentido para mim … infelizmente!

Curtir

https://newrepublic.com/article/161190/transcript-unsolved-mystery-havana-syndrome
Transcrição: O mistério não resolvido da síndrome de Havana
Uma transcrição do episódio 24 de A Política de Tudo, “O Caso dos Espiões Doentes”

Tim Weiner: O prédio que abriga diplomatas e espiões americanos em Havana é um complexo fortemente fortificado, um grande cubo, e fica próximo à rua principal do Malecón, perto do oceano.

Jack Hitt: Se você começar a conversar com as pessoas que conheciam pessoas que estavam lá e começar a juntar os pedaços da cronologia real, o que parece ter acontecido é que alguns membros da equipe da embaixada, em suas casas, aparecer a ouvir esses filhos estranhos à noite. Eram extremamente barulhentos, ensurdecedores, como um avião a jato decolando próximo à sua casa.

Seja a
pessoa mais informada que você conhece:
3 meses por US $ 5
Tim: As pessoas que experimentaram a síndrome, a maioria das quais sabemos ser funcionários do departamento de estado, manifestar a sentir tonturas, náuseas, dores de cabeça – todas elas intensas – e com o tempo, surto a suspeita de que estava sendo sendo alvos de um serviço de inteligência hostil.

Laura Marsh: Você acabou de ouvir Tim Weiner e Jack Hitt descrevendo a síndrome de Havana. Esse foi o nome dado à doença que começou a afetar os americanos na embaixada dos Estados Unidos em Cuba no final de 2016. A embaixada havia sido reaberta apenas no ano anterior. Ainda era cedo, mas agora mais e mais pessoas adoeciam e não havia uma causa clara para os sintomas. O que ficou claro foi a resposta do Departamento de Estado. Eles levaram para casa como pessoas que estavam doentes. Em seguida, cortaram o pessoal da embaixada em 60 por cento e rebaixaram o posto. Em 2017, o secretário de Estado de Trump, Rex Tillerson, alerta os americanos para não viajar a Cuba. Nos últimos quatro anos, médicos, cientistas, agências e jornalistas qualificados tentando descobrir o que aconteceu em Havana. E é aqui que a história fica ainda mais estranha:

Sou Laura Marsh, editora literária do The New Republic.

Alex Pareene: E eu sou Alex Pareene, redator da equipe da revista.

Laura: Hoje, no programa, estamos conversando com vários especialistas sobre o que eles acham que aconteceram em Cuba e o que isso pode significar.

Seja a
pessoa mais informada que você conhece:
3 meses por US $ 5
Alex: Esta é a política de tudo.

Então, eu me lembro de ouvir sobre os misteriosos sintomas da embaixada em Havana quando eles aparecem a ser noticiados pela imprensa, alguns anos atrás. Quando ouvi pela primeira vez uma teoria estranha das armas de áudio, fui um pouco crédulo no início, só porque presumi que eles estudaram baseando como especulações em alguma arma existente. Mas então me lembro de falar com meus colegas de trabalho na época e me tornar cada vez mais cético em relação à narrativa oficial. Eu estava me perguntando o que a fez querer que queria fazer um episódio sobre a síndrome de Havana, Laura?
Laura: Acho que é uma espécie de mistério diplomático, certo? Há muito em jogo na história. É sobre os Estados Unidos tentando restabelecer relações com Cuba. E, de repente, você tem uma ideia de que houve um ataque de micro-ondas. Há tanta coisa que eu não entendo sobre essa. Não entendo por que isso aconteceu, não entendo como pode ter acontecido – tudo isso era realmente obscuro para mim. Então, eu queria falar com as pessoas que realmente investigaram isso para ver como eles colocam tudo junto.

Alex: É por isso que começamos com Jack Hitt, que teve, eu acho, uma das melhores e mais exaustivas histórias sobre isso, em 2019, na Vanity Fair.

Jack: É aí que tudo começa – é um ataque, é uma arma secreta, algum tipo de arma sônica. Os cubanos tinham que saber – se não o fizeram, tinham que saber quem o fez. Lembre-se, Trump, entre as muitas coisas que surgiram durante sua campanha foi que ele seria ferozmente anticubano novamente. Ele se encontrou com os veteranos da invasão da Baía dos Porcos. Ele sinalizou que estávamos voltando no tempo. Íamos tornar Cuba desagradável de novo, certo? Era sabido que ele faria tudo o que pudesse para reverter a política Obama-Biden de tentar normalizar as relações.

Alex: Sob Obama, a Embaixada dos Estados Unidos em Cuba aumentou enormemente seu quadro de funcionários, e então sob Trump, mesmo antes de duas dezenas de pessoas saírem por motivos médicos, eles estavam reduzindo seu tamanho, certo?

Jack: Isso mesmo.

Laura: Essa é uma das primeiras teorias sobre o que aconteceu, que é que a própria Cuba está envolvida em algum tipo de ataque a esses diplomatas americanos. Aqui está o que Tim Weiner pensa sobre a ideia de que este foi um ataque cubano.

Tim: Não é o M.O.

Laura: Tim é o autor de uma história da CIA e também de um livro recente sobre a história das relações entre os Estados Unidos e a Rússia.

Qual seria o seu M.O. ser, normalmente?

Tim: Conduzir as relações no nível de “Nós o espionamos. Você nos espiona. Isso é o que os países fazem. ” Mas não para mexer com você nesse nível. Existe um serviço de inteligência hostil que tem feito esse tipo de coisa de maneiras diferentes com espiões e diplomatas americanos no exterior – e são os russos.

Laura: A pergunta que tenho é: por que atacar a embaixada cubana? O que significaria para a Rússia atacar diplomatas americanos em Cuba?

Tim: Vladimir Putin, em sua atual encarnação como presidente vitalício da Rússia, tem tentado de maneiras diferentes se vingar dos Estados Unidos e do Ocidente pelo colapso da União Soviética – para enfraquecer os Estados Unidos, para prejudicar os Estados Unidos Estados, para prejudicar a nossa democracia e, com ela, a nossa diplomacia, como um meio de exercer vingança e mostrar ao mundo que a democracia americana não é tudo o que parece ser.

Alex: Isso é o mais próximo que temos de uma explicação oficial da causa da síndrome de Havana. Existem estudos médicos que investigam o que é a síndrome. Mas em termos do que causou isso, tudo o que realmente temos que continuar é reportar nos principais meios de comunicação como a NBC News, que disse, em 2018, que funcionários da inteligência dos EUA acreditam que a Rússia foi responsável por ataques misteriosos a diplomatas em Cuba e em outros lugares. Qualquer pessoa que segue as operações de inteligência russa sabe que não tem vergonha de prejudicar os inimigos do governo russo, eles foram ligados a inúmeras tentativas de assassinato e assim por diante, então posso entender por que seria fácil acreditar que os russos usando alguns arma desconhecida havia atacado diplomatas americanos.

Laura: A questão é: como seria essa arma?

Jack: A teoria das armas passou por várias permutações diferentes, em parte porque quando os primeiros membros da embaixada de Havana reclamaram desse som, eles o gravaram. É um zumbido alto e muitos deles afirmam ter ouvido isso. O problema com isso é que vários cientistas que estudam cigarras se manifestaram para notar que este era quase certamente o grito do críquete jamaicano. E então um especialista em críquete se aproximou e disse que, embora fosse muito alto, o som não faria mal a um ser humano. A única maneira de um grilo jamaicano fazer mal a um ser humano é pegando o grilo e enfiando-o no ouvido.

Alex: Essa era a teoria do “cânone sônico”.

Jack: Exatamente. Como alguém observou, para que realmente funcionasse, você teria que ter algo na casa dos decibéis de um avião a jato fora de casa para realmente queimar o interior de sua orelha. Eu não sabia disso até começar a relatar esta história, mas, aparentemente, existem três níveis de som no universo conhecido. Existe o infra-som, que está abaixo do alcance da audição humana. Há som acústico, que podemos ouvir, e depois há ultrassom. E então, há uma variedade de teorias diferentes sobre – bem, OK, então não era som acústico, então tem que ser ultrassom. Oh, isso não está funcionando, então foi infra-som. E então foi para as microondas, e acredito que a mais recente é a energia de radiofrequência. Estamos realmente exaurindo todos os comprimentos de onda, estamos realmente chegando ao fim de todas as ondas conhecidas possíveis. Talvez raios-x – quero dizer, temos que investigar isso.

Laura: Então o FBI investigou esses três tipos de som, descartou todos, correto? E então a teorização segue em frente. A próxima teoria preferida foi o microondas. Como isso deveria funcionar?

Jack: A principal teoria do micro-ondas tinha a ver com algo chamado Efeito Frey, e na medida em que posso, como jornalista, até descrever isso, já que realmente não sei do que estou falando, supostamente o micro-ondas faria sacudir as moléculas de água em seu ouvido.

Alex: É assim que um micro-ondas aquece –

Jack: É assim que funciona o microondas, certo?

Alex: Isso excita as moléculas de água.

Jack: Exatamente. Portanto, isso excitaria as moléculas de água e aumentaria a temperatura em seu ouvido interno – e não estou inventando – em um milionésimo de grau. E foi dito que esse efeito poderia causar algum tipo de queimadura ou dano dentro do seu ouvido, e isso seria a fonte de todos os vários sintomas. O problema com essa teoria é que o cara que descobriu o Efeito Frey, em 1974, seu nome é Kenneth Foster, ele se adiantou e disse que isso seria impossível, e esta é uma citação: “Qualquer exposição que você poderia dar a alguém que não não queimá-los até ficarem crocantes produziria um som muito fraco para ter qualquer efeito. ”

Alex: Certo.

Jack: Isso queimaria seu ouvido interno, na verdade te incineraria.

Alex: Se tivéssemos uma arma de microondas com a qual você pudesse ligar o cérebro de alguém, certamente parece que seria mais provável cozinhá-los por dentro do que causar sintomas de concussão – digo falando também como um jornalista que não conhece a ciência.

Laura: Mas você está falando como alguém que definitivamente reaqueceu comida no passado.

Alex: Há outra teoria de que talvez alarmes contra roubo cruzados com micro-ondas possam causar esse efeito, e isso seria apenas uma chance aleatória – que todos nós temos esses alarmes contra roubo e detectores de fumaça e todos eles emitem esse tipo de ultrassom em uma audição abaixo ou acima – nível de audição, e se eles se cruzassem com um micro-ondas, isso causaria algum tipo de som que poderia causar isso, mas isso seria apenas um acidente, um acidente estranho. E isso foi imediatamente descartado. Porque, claro, o ponto principal disso é que tem que haver intencionalidade aqui, tem que haver um império do mal dirigindo uma arma secreta. Então, se foi apenas um acidente estranho, envolvendo alarmes contra roubo ou detectores de fumaça, isso não é bom.

Laura: Então, neste ponto, conversando com Jack, eu senti como se tivéssemos acabado de entrar no reino da ficção de espionagem.

Alex: Sim, a discussão sobre que tipo de arma poderia ser – e especialmente quando li a cobertura sobre como nossos caras aqui nos EUA estão tentando fazer a engenharia reversa do que esses russos tinham – me lembrou da ficção de espionagem da época da Guerra Fria, a maneira que também era sobre a promessa da tecnologia, o que significa que poderíamos ter armas cada vez mais incríveis para usarmos nós mesmos, além desse tipo de discussão sobre lacuna de mísseis de, tipo, os russos têm uma arma de micro-ondas e nós não.

Laura: E isso remete a uma era muito anterior, quando parecia mais uma possibilidade. Portanto, é estranho ver isso flutuando novamente na explicação de algo que aconteceu em 2016.

Alex: Sim. Então perguntei a Jack o que ele achava da comparação entre essas armas e o que eram efetivamente armas de ficção científica da década de 1960.

Eles realmente não funcionaram, mas havia pesquisas militares e de inteligência reais por trás de alguns deles, certo?

Jack: Certo. Mas eles funcionam. O problema é que eles são do tamanho de reboques semitratores ou caminhões de sorvete, esses veículos enormes que eles carregariam. E você provavelmente já ouviu falar de alguns deles – L-rad, um dispositivo acústico de longo alcance, acho que foi usado, ouvimos que os militares pelo menos ameaçaram usar contra alguns manifestantes o dispositivo que realmente causa isso tipo de sensação de queimação no ouvido, mas é uma arma gigantesca do tamanho de um caminhão. Outra coisa que a DARPA [Agência de Projetos de Pesquisa Avançada de Defesa] surgiu durante a Guerra Fria, minha favorita, é chamada de Medusa, que significa “dissuasão de excesso de multidão usando áudio silencioso”. Então, vamos apenas dizer que o Pentágono, e DARPA especificamente, tem tentado criar esta arma, mas não teve sucesso. Você sabe, se você pudesse criar esta arma e reduzi-la a uma arma de raios, algum tipo de arma galáctica interestelar Flash Gordon, seria incrível, porque 30 ou mais anos de intensa pesquisa no Pentágono não resultou em nenhuma. Então, talvez alguém tenha dado esse salto quântico sem que ninguém mais no mundo descobrisse e conseguido colocá-lo em Cuba e, supostamente, na China e na Rússia, e dirigi-lo a uma ou duas pessoas nesses outros países – mas principalmente em Cuba, certo – mas vamos apenas dizer que as chances disso parecem remotas.

Laura: Certo. Porque o que você está descrevendo é essencialmente um tipo de ataque de franco-atirador usando uma arma que os Estados Unidos nunca foram capazes de desenvolver, mas que talvez outro país pudesse ter. Seria assim que deveria ser feito, porque os ataques são direcionados, afetam apenas americanos em negócios diplomáticos em Cuba, Rússia, China e alguns canadenses.

Jack: Bem, canadenses que moravam no mesmo bairro e falavam com os americanos. Então, nenhum dos outros funcionários da embaixada de todos os outros países foi afetado, apenas pessoas que jogavam futebol com os americanos nas folgas, certo?

Laura: Então, onde acabei com a coisa da arma é que, basicamente, não parece muito claro se poderia haver uma arma como essa.

Alex: Certo. Quer dizer, acho que temos um motivo, talvez tenhamos oportunidade, mas não temos a arma. Se isso fosse uma pista, estaríamos inacabados. Não seríamos capazes de vencer um jogo de pistas.

Laura: Absolutamente não. Mas o que temos são duas dúzias de pessoas que definitivamente adoeceram e, desde então, fazem parte dos estudos sobre o que vivenciaram.

Alex: O Journal of the American Medical Association publicou um estudo no início de 2018.

Jack: Eles examinaram os sintomas e as varreduras cerebrais de várias pessoas. Esse estudo é muito tênue. Mal diz que algo aconteceu. Não há evidências físicas de que algo aconteceu a alguém em Cuba. Portanto, eles não encontram nenhum tecido rasgado ou tímpano queimado ou qualquer coisa que possa significar que algo alterou a fisiologia de suas cabeças. E ainda assim eles disseram que tinham todos os sintomas de uma concussão. Assim que este relatório foi publicado, foi amplamente referido como “concussão imaculada”.

Laura: Só para esclarecer, não quer dizer que as pessoas que relataram os sintomas não tenham os sintomas. Ninguém está questionando se eles tinham os sintomas. Mas não houve ferimentos, ferimentos físicos ou traumas que normalmente estariam associados a sintomas como aquele.

Jack: E se você olhar para o estudo do JAMA, os editores na verdade anexam uma nota no topo de sua própria revista dizendo que há muitos sintomas aqui que não têm nenhuma evidência física, então pedimos cautela na leitura do estudo que estamos publicando. É muito raro o JAMA ou qualquer jornal científico publicar um estudo e dizer: “Realmente não achamos que este estudo seja bom.”

Alex: O Journal of the American Medical Association deu sequência a esse estudo com um segundo, publicado no verão de 2019. Aqui está Adam Gaffney, um médico e escritor que acompanha a história desde que foi relatada pela primeira vez.

Adam Gaffney: O segundo estudo foi um estudo de ressonância magnética, e relatou basicamente que havia questões estruturais, apenas para simplificá-lo, que pareciam aparecer nas ressonâncias magnéticas do cérebro desses indivíduos, que foram avaliados na Universidade da Pensilvânia. A realidade é que muitos dos tipos de sintomas e deficiências que esses indivíduos apresentaram – e não havia grupo de controle, eram apenas esses indivíduos – não são incomuns. Em um artigo publicado no Journal of Neurology, dois neurologistas observaram que, na verdade, o limiar do normal era basicamente de 40%, que com os padrões usados, 40% de todas as pessoas cairiam abaixo do nível anormal.

Alex: Então, de acordo com Adam, este estudo estava usando uma definição de varreduras cerebrais normais que 40% da população pode não atender, o que significa que é difícil dizer quais conclusões você pode tirar dessas varreduras.

Adam: Esse é um grande problema. E então pode ser que estejamos vendo tipos muito comuns de deficiências. A segunda questão é que este estudo usou essas técnicas muito avançadas de ressonância magnética que são usadas em estudos de pesquisa, e os tipos de coisas que eles encontraram não são necessariamente incomuns. Você pode fazer estudos até mesmo sobre coisas como depressão e encontrará anormalidades com essas técnicas avançadas de ressonância magnética. Resumindo, essas não são descobertas específicas.

Jack: Então, houve vários cientistas diferentes que se apresentaram e disseram: “Do que você está falando?” Por exemplo, o principal sintoma de que todos se queixavam era o zumbido. E um em cada seis americanos – isso é mais gente do que Covid – tem esse problema. É muito comum e muitos dos sintomas descritos nele são comuns o suficiente. Tão desconectado de lesões físicas, é empiricamente difícil avançar e dizer que isso tem que ser uma arma secreta.

Alex: Como você disse, mesmo se você fizer o estudo de ressonância magnética e disser, bem, esses cérebros parecem diferentes, isso obviamente não é prova de que uma arma foi usada neles, certo?

Laura: Olhando a literatura médica e conversando com Jack Hitt sobre o tipo de arma que poderia ser usada aqui, não há nada que refute a noção de que este foi um ataque estrangeiro usando armas. Também não há nada que realmente o confirme.

Alex: Temos uma coleção de sintomas. Temos pessoas sofrendo com eles. Temos pesquisas médicas sobre isso. E temos uma explicação para isso até agora. Existe outro?

Jack: Eu acho que a explicação mais provável, a explicação da Navalha de Occam, aquela que explica todos os fatos como os conhecemos da maneira mais simples possível – mas para os jornalistas, a menos satisfatória – é o que é conhecido como doença psicogênica em massa, ou o que costumava ser chamado de histeria em massa. Isso é um palavrão. A histeria faz as pessoas pensarem em pessoas correndo para as ruas, gritando, invasões alienígenas e massa faz parecer que são milhares de pessoas, mas a maioria das doenças psicogênicas em massa na verdade envolve cerca de uma dúzia ou duas dúzias de pessoas. “Transtorno de conversão” é a outra frase frequentemente usada, e é chamado de transtorno de conversão porque o estresse intenso, sob pressão, é convertido em doença física real. E realmente a principal coisa que todos esses cientistas e médicos do transtorno de conversão com quem conversei é que esses são sintomas reais. O transtorno de conversão deixa você doente. Então, essas pessoas, quando vieram e disseram: “Estou com zumbidos nos ouvidos, tenho dores de cabeça, não consigo me lembrar das coisas, sinto que meu cérebro está derretendo” – foi o que sentiram. Eles não são fingidos. O artigo do JAMA rejeitou a ideia de doença psicogênica em massa – eles disseram, nós entrevistamos todas essas pessoas e elas não estão fingindo. Isso é o que significa fingimento.

Alex: Mas a desordem de conversão não é fingir – você sente.

Jack: Posso contar uma pequena anedota pessoal?

Alex: Eu adoraria.

Jack: Muitos anos atrás, eu era um editor da Harper’s Magazine e parei porque consegui um contrato para um livro. Então, eu estava sozinho com aquele pequeno adiantamento em meu pequeno apartamento no West Village e uma namorada que tinha acabado de sair do emprego para voltar para a pós-graduação. Estávamos sob intenso estresse financeiro. E comecei a desmaiar. Eu estava andando pela rua e literalmente tinha que pegar uma placa de pare e, às vezes, simplesmente desabava contra a parede e caía no chão. Agora, muitos anos depois, também temos Os Sopranos e sabemos o que é. Quer dizer, a desordem de conversão é real. Eu fui ao médico. Insisti que devo ter um tumor cerebral. Eu o forcei a escanear meu cérebro. Parecia saído de um filme de Woody Allen: “Eu sei que tenho um tumor no cérebro!” Eu ainda tenho aquela tomografia computadorizada. E voltou, e ele disse: “Você tem um cérebro lindo. Você está sob um enorme estresse. Faça um pouco mais de exercício. ” Eu fiz isso e foi embora. Então, quero dizer, esta é uma história muito desagradável.

Alex: Certo. Ter um tumor cerebral é muito mais dramático, especialmente para alguém que está escrevendo livros – tipo, eu poderia conseguir um livro sobre tumor cerebral com isso, certo?

Jack: Os médicos e especialistas em distúrbios de conversão com quem conversei observaram isso, e esses sintomas, porque todos eles são praticamente incomensuráveis ​​- se alguém disser que tem zumbido nos ouvidos, não há como medir isso, certo? Alguém disse que está com dor de cabeça, não dá para perceber. Em todos os casos de transtorno de conversão ao longo do tempo, os sintomas são sempre os mesmos – zumbido nos ouvidos, perda de memória, desmaios. E então se você olhar para Havana, você tem uma situação onde a embaixada está sob uma pressão enorme, é um sistema fechado, todos esses caras estão sob sigilo e sob juramento, se sentem como se estivessem em um ambiente hostil. E há toda essa conversa sobre o fechamento da embaixada e o envio de todos para casa, e a perda de emprego e assim por diante, saindo da administração Trump. Então, alguns desses médicos olharam para isso e disseram, a explicação mais simples é que este é um exemplo clássico de transtorno de conversão, de doença psicogênica em massa.

Laura: Como funciona o aspecto de massa disso? Porque o que você descreveu sobre estar estressado e depois ficar muito doente, acho que faz muito sentido para qualquer pessoa que já passou por isso ou viu alguém próximo a passar por isso. Sabemos algo sobre como funciona o elemento de contágio disso?

Jack: Só que essas pessoas costumam estar em algum tipo de bolha de pressão. Eu me deparei com um incidente no meio-oeste onde, tipo, 20 alunos do segundo e terceiro anos ou algo em uma escola que estavam sob pressão para fazer um teste de repente todos tiveram ataques contagiosos de vômito e perderam o teste, e foi uma daquelas coisas em que “ Ouvi dizer que fulano tem uma doença misteriosa ”, e você também não quer fazer o teste e, a seguir, está vomitando. Você sabe, se você pesquisar no Google por 10, 20, 30 anos, verá que há muitos casos, especialmente nas escolas, em que um grupo restrito de repente tem uma doença misteriosa.

Adam: O exemplo famoso é que às vezes desmaiar pode parecer contagioso. Uma pessoa desmaia e outra desmaia ao seu redor. E não é porque as pessoas têm mente fraca. Todos somos suscetíveis a sugestões. Todos nós somos suscetíveis aos efeitos do placebo. E todos nós somos suscetíveis ao que é conhecido como efeitos “nocibo”, onde você experimenta coisas desagradáveis ​​porque está esperando por isso. Você olha o relatório de efeitos colaterais das vacinas da Covid; definitivamente houve efeitos colaterais, mas você realmente vê taxas bem altas de efeitos colaterais no braço do placebo, que é a ingestão de solução salina. Todos nós podemos ter isso. É apenas a natureza humana. É como percebemos o mundo.

Alex: Lembre-se, como já ouvimos, esta foi uma época de grande convulsão na Embaixada dos Estados Unidos em Havana. As relações entre os dois países mudaram enormemente, quase da noite para o dia. Conversamos com Natalie Shure, uma jornalista que está investigando a síndrome de Havana e que é, sem dúvida, casada com Adam Gaffney.

Laura: E o que ela aponta é que esses ataques começaram em novembro de 2016.

Natalie: Para mim, é realmente quando começa a clicar, quando você começa a ler um pouco do contexto em que essas supostas anormalidades apareceram e em que os supostos ataques acontecem. O primeiro foi relatado, creio eu, logo depois que Trump foi eleito. E acho que ficou muito claro para qualquer um que trabalhasse em Havana que todo o seu trabalho estava prestes a mudar de uma forma que os afetou visceralmente. De repente, estamos dando uma volta de 180, mudando toda a nossa estratégia diplomática com o país em que eles estão posicionados. Isso significa que, de repente, seus relacionamentos em sua comunidade, seja o que for que estejam trabalhando, é completamente diferente. Isso é muito estressante, certo?

A segunda pessoa com esses sintomas, creio eu, relatou-os três meses depois, em fevereiro. E por causa de um relatório do CDC que foi FOIA feito pelo Buzzfeed, sabemos que após o segundo caso – então, depois de duas pessoas com sintomas que incluíam coisas como tonturas, dores de cabeça, fadiga, sintomas muito comuns – depois de apenas dois deles, o todo grupo em Havana, todos os americanos servindo lá, foram basicamente reunidos e disseram: “Ouça, há alguns sintomas misteriosos que algumas pessoas estão experimentando. Não sabemos com o que estamos lidando. Portanto, se você sentir algo como fadiga, dores de cabeça, tontura, pode haver alguns ataques secretos, visando sua família, fique de olho. Se algo parecer errado, não deixe de nos ligar ou, se quiser fazer o teste, informe-nos. ” Claro, isso abre as comportas, certo?

Laura: Neste ponto, estou sentindo que a explicação da doença psicogênica em massa realmente faz muito sentido.

Alex: Sim, definitivamente acreditei que o contexto político deu uma explicação organizada para o que aconteceu. Houve apenas um problema que surgiu quando estávamos conversando com Tim: Havana é realmente um lugar muito bom para ser postado.

Tim: Não é uma zona de alto estresse. Já fui repórter – sete vezes no Afeganistão e em várias zonas de guerra e buracos do inferno – então sei como é o estresse. A Embaixada Americana em Bagdá em 2004, isso foi estressante, tenho certeza. Vários postos avançados da CIA no Afeganistão e no Iraque nos últimos 20 anos – isso é estresse. Sendo a segunda secretária em Havana? Não é tão estressante. Havana é um ótimo lugar. Os cubanos amam os americanos. Eles não gostam do nosso governo, nós não gostamos do governo deles. Está bem. Vamos beber um pouco de rum.

Alex: Então, mesmo nos primeiros dias da administração Trump, Havana era uma espécie de … postagem divertida?

Tim: Você já esteve em Havana?

Alex: Eu adoraria ir, mas não fui.

Tim: Bem, tudo bem, deixe-me tentar reafirmar isso. O prédio onde operam os americanos em Havana é uma fortaleza. E a única maneira de penetrá-lo é com uma arma de micro-ondas – ou um tanque, talvez. Para explicar isso como algum tipo de úlcera psicossomática? Eu não acredito.

Laura: Isso é muito útil. Então, essencialmente, o que você está dizendo é que esta não é uma postagem tão estressante que veríamos sintomas que você não veria em qualquer tipo de trabalho de espionagem.

Tim: Sim. Na minha experiência, esse não seria um posto difícil. O estresse pode parecer uma explicação única que você poderia encaixar nisso. Eu não acredito.

Alex: Então, mais uma vez, fui compelido por uma explicação da pessoa mais recente com quem conversei. Talvez Havana não fosse tão estressante. Onde isso nos deixa, Laura?

Laura: Quer dizer, acho que o que nos leva a isso é que consideramos duas explicações agora, e ambas sentem que se desintegraram.

Alex: Ou pelo menos não podemos apontar para uma grande pilha de evidências realmente convincentes que dizem, tipo, esta é a explicação definitiva.

Laura: Então, o que você acha que devemos fazer a seguir?

Alex: Acho que devemos perguntar a Natalie e Adam o que eles acham disso.

Laura: Estaremos de volta após o intervalo.

Laura: Adam e Natalie, conversamos com Tim Weiner, que passou muito tempo fazendo reportagens sobre a CIA. Eu estava perguntando a ele sobre a teoria do estresse, e ele disse: “Bem, você está errado, porque Havana não é uma postagem estressante”.

Natalie: Havana foi provavelmente um bom posto de trabalho em muitos anos. Mas acho que se você olhar exatamente para quando isso aconteceu – final de 2016, início de 2017 – parece que há motivos para acreditar que, circunstancialmente, isso pode ter sido mais estressante do que o normal. Também pode ser estresse pessoal e pode ter um caráter sociogênico – “sociogênico” significa espalhar socialmente, sujeito à influência de colegas e da comunidade e coisas que você está ouvindo. Acho que muitas pessoas talvez já tenham tido alguma tontura que talvez não tenham percebido e, de repente, ouvem: “Oh, talvez haja ataques de armas secretas, fique atento a quaisquer sintomas estranhos.” E então, de repente, você percebe que quando se levanta, você está se sentindo um pouco tonto, e talvez você não tivesse notado isso antes, mas agora está se encaixando em um padrão de fato que é realmente angustiante para você. E então você vai notar que está mais esquecido recentemente. Eu acho que essas coisas bola de neve de maneiras que parecem muito familiares em nossas próprias vidas. Talvez seja o seu trabalho, talvez seja a sua postagem. Talvez você tenha brigado com sua esposa. Existem muitos motivos pelos quais as pessoas se sentem de determinada maneira.

Laura: Por que você acha que as pessoas são tão resistentes à ideia de que isso pode ser causado pelo estresse ou pela exposição a um grupo no qual existe algum tipo de doença psicogênica?

Adam: Acho que ainda existe um estigma em torno da noção de doença mental causando sofrimento físico, ou pelo menos falta de familiaridade. A realidade é que a depressão, por exemplo – e isso não é apenas específico para o problema do ataque de micro-ondas, mas recuando por um segundo – coisas como sofrimento psicológico severo ou depressão severa podem ser experimentadas predominantemente fisicamente. O que significa que, para algumas pessoas, o que é mais angustiante ou perceptível pode, na verdade, ser sintomas físicos, não sintomas mentais. Mas não acho que damos esse entendimento adequado, e acho que isso é descartado. Quero ser muito claro – não estou fazendo nenhum tipo de avaliação de nenhum indivíduo, estou apenas lidando com as grandes questões aqui.

Laura: Como vocês apontaram em seus tweets, há um número muito grande de jornalistas, pessoas sérias que relatam sobre relações diplomáticas, que relatam sobre a Rússia, segurança nacional, que aproveitaram essa história e a apresentaram como uma história sobre um russo ataque aos Estados Unidos. Qual foi sua reação ao ver a história enquadrada dessa forma? E o que você acha que está acontecendo aí?

Natalie: Bem, é muito importante reconhecer que, eu acho, três recursos de formato longo que eu conheço, histórias profundamente relatadas na ProPublica, Vanity Fair e The New York Times Magazine, apareceram sobre isso em 2018 e 2019, basicamente todos chegando à conclusão de que é muito provavelmente um distúrbio neurológico funcional sociogênico. E então a história reapareceu um pouco recentemente, sendo realmente vendida por repórteres de segurança nacional. Então, essas são pessoas que eu não acho que sejam muito bem versadas nesta literatura, que não estão se envolvendo com isso como um tópico de saúde muito a sério. É engraçado porque mudou politicamente de caráter. Inicialmente, foi postulado que os cubanos estão fazendo isso, quando era a síndrome de Havana em 2016, 2017, e que foi usado pelo governo Trump como pretexto para conter seriamente nossa presença diplomática em Cuba e nos reorientarmos em termos de nossa diplomacia postura em relação ao país. E então, eu acho que, com o passar do tempo, isso foi pressionado por pessoas com tendências mais liberais – “Ei, olhe, a CIA e a administração Trump, por extensão, estão tentando suprimir a história desses ataques porque estão em conluio com Coloque em.” E assim serviu a dois fins políticos diferentes, de maneiras que eu acho que as pessoas encontraram reificação das narrativas que eles já tinham preferido, mas nenhuma das quais tinha muito valor expositivo em termos do que realmente aconteceu.

Laura: O que você acha do fato de que começou como uma história sobre o que estava acontecendo na embaixada em Cuba, mas depois se espalhou para esses outros postos avançados, como China, Rússia, outras partes do mundo onde os EUA têm uma espécie de relacionamento desconfortável? Como a história se desenvolveu quando esses casos foram adicionados?

Adam: Acho que, em primeiro lugar, essa disseminação para vários continentes deve aumentar o ceticismo sobre a teoria das armas em particular. Mas a segunda coisa, apenas reforçando o ponto de Natalie, isso serviu a agendas políticas diferentes em momentos diferentes. Foi usado para uma espécie de détente de naufrágio com Cuba que havia sido estabelecida durante o governo Obama. E então eu acho que, mais recentemente, tem sido visto como uma forma de criticar Trump por não tomar medidas firmes com a Rússia, o que tem sido, obviamente, uma história de longa data. Acho muito interessante do ponto de vista político, em termos das agendas que tem apoiado.

Laura: O que vocês acham que são as implicações políticas de aceitar o estresse como explicação?

Natalie: Acho que seria um grande constrangimento. Se aceitarmos que isso foi em função do estresse, também devemos admitir que afastamos Cuba de novo sob um pretexto completamente falso. E eu acho que isso é algo realmente desconfortável para as pessoas lidarem. Eu acho que também tem havido muitas pessoas que têm sido muito críticas ao governo Trump à luz do que vêem como a supressão da verdade sobre esses ataques e o que vêem como Putin e Trump trabalhando em conluio um com o outro. Essa narrativa também desmorona se você aceitar que esses sintomas são induzidos pelo estresse, ou induzidos por um meio que não é um ataque secreto de microondas. Portanto, acho que muitas pessoas terão muito o que perder se isso acontecer.

Adam: Eu concordo com Natalie. Eu poderia apresentar um tipo mais amplo de argumento médico filosófico, que é o de que penso que iria enfatizar o fato de como pode ser difícil para todos nós, como indivíduos, às vezes saber as causas de nossos sintomas físicos, nosso sofrimento físico. Pode ser muito difícil. Eu acho que é uma coisa desconfortável de se afirmar porque isso leva a uma espécie de negação, mas acho que é verdade. Podemos estar errados, e os médicos certamente também podem estar errados, para ser claro. Acho que isso pode nos levar a um ponto mais amplo desse tipo.

Laura: Como você acha que isso se encaixa com o aumento da atenção sobre o relacionamento dos EUA com a Rússia nos últimos quatro anos? Há uma gama de opiniões sobre isso, desde pessoas que certamente reconhecem uma variedade de ataques da Rússia aos Estados Unidos até pessoas que veem a agressão russa contra os Estados Unidos como a explicação para quase tudo o que aconteceu na política aqui nos últimos quatro anos . Onde você acha que essa história se encaixa nisso?

Natalie: Então, a evidência de que a Rússia teve algo a ver com os ataques que eu nem acredito que tenha acontecido – essa evidência é praticamente inexistente. E não tenho dúvidas de que, se essa potencialidade estivesse sendo levantada sobre qualquer outro país, isso não funcionaria no The New York Times ou na GQ, dois veículos que recentemente divulgaram uma versão muito chauvinista dessa história, reificando a ideia de que estes foram ataques com armas e que a Rússia estava por trás disso. Acho que é uma função do fato de que as pessoas têm empurrado histórias em que a Rússia é um personagem muito redutor, bidimensional e maligno. E isso parece verdade o suficiente para não exigir muito mais investigação. Acho que é uma pena, e é meio incrível dar um passo atrás e ver que esse tipo de história foi aceito pelo mainstream de todo o coração porque é a Rússia e não outro país.

Adam: Eu acrescentaria apenas, acho que isso só mostra por que temos que ser críticos da ciência, porque esse tipo de coisa pode levar os países à guerra, certo? Não estou dizendo que vai, e não estou dizendo que seja igual a isso, mas esse tipo de coisa pode, e é por isso que temos que ser tão críticos e apenas afirmar o que sabemos.

Uma maneira de ver esses tipos de coisas é como discrepâncias reais, como tipos realmente fascinantes e bizarros de fascinomas médicos – “Isso é algo interessante, vamos escrever sobre isso.” Mas eu acho que realmente está em um espectro com experiência vivida comum de uma forma que passa despercebida. Um exemplo: a certa altura, em março passado, de repente senti que poderia ter sintomas de Covid. Foram coisas muito suaves que notei – talvez um pouco de cócegas na garganta, um pouco de aperto no peito, coisas assim. E então eu fui testado. Fica negativo. E me ocorreu depois: “Espere. Eu sempre me sinto assim. ” Literalmente, minha própria preocupação e preocupação de que eu pudesse infectar minha UTI era o que me fazia perceber meus próprios sintomas de uma forma que, uma vez que não estava mais preocupada com isso, passei a reconhecer que é na verdade sempre minha sensação inicial na garganta. Acho que é por isso que você recebe alguma resistência, porque as pessoas efetivamente sentem que você está dizendo que as pessoas que têm sintomas que podem ter um componente psicogênico estão meio que mal. Eles são na verdade apenas humanos.

Laura: Mas o que o torna um mistério são todas as tensões políticas que cercam esses grupos de pessoas – nossas relações com Cuba, nossas relações com a Rússia.

Adam: Você pode chamar isso de doença sociopoliticogênica.

Laura: Cunhada no show!

Alex: Não há nada pior do que um podcast que não resolve um mistério, mas pelo menos este foi apenas um episódio em vez de uma temporada inteira.

Laura: Bem, acho que nunca resolveríamos o mistério.

Alex: Não, acho que também não. Mas estou curioso: qual é a sua posição sobre a síndrome de Havana agora, em comparação com quando você estava pensando pela primeira vez neste episódio?

Laura: Minha opinião sobre isso mudou, na medida em que quando cheguei a esta história, me senti como um cético totalmente pago – estava muito cético em relação à ideia de que este poderia ser um ataque estrangeiro realizado com um micro-ondas . E agora me sinto mais como alguém que não sabe o que aconteceu. Cada vez que sinto que tentei encontrar uma explicação, há algo que não funciona.

Alex: Eu vim para isso não acreditando em um ataque russo de microondas, e continuo um descrente em um ataque russo de microondas.

Laura: Acho isso justo.

Alex: Quero dizer, obviamente, ninguém pode realmente sair e dizer: “Eu descobri.”

Laura: Certo. Eu acho que se você quiser fazer isso, você pode, e você pode usar isso para apoiar qualquer agenda política que você tenha. A única coisa que você não pode dizer com 100% de confiança é que sabe o que aconteceu.

Jack: Bem, deixe-me apenas dizer, como repórter, sou tão culpado disso quanto qualquer pessoa, mas a primeira vez que ouvi a frase “arma sônica”, pensei: “Sim, quero relatar esta história . ” Falei com meu editor e pensei: “Há uma arma sônica! Já fiz reportagens da DARPA antes, tenho fontes dentro do Pentágono, tenho que descobrir sobre a arma sônica! ”

Alex: E em vez disso você descobriu sobre grilos.

Jack: Grilos. E então, é claro, é essa explicação ruim que faz muito sentido. Oh sim, certo, eu realmente experimentei estresse, então o que você está dizendo faz totalmente sentido para mim … infelizmente!

Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s