Categorias
Sem categoria

Como as frentes do governo dos EUA moldam a cobertura da mídia sobre em Mianmar e propagam a intervenção do Ocidente | The GrayzoneComo

https://thegrayzone.com/2021/04/27/us-government-media-myanmar-propagandize-western-intervention/

Como as frentes do governo dos EUA moldam a cobertura da mídia sobre a em Mianmar e propagam a intervenção do Ocidente | The GrayzoneComo
Membros da oposição de Mianmar pedem intervenção militar ocidental na manifestação de março de 2021Como as frentes do governo dos EUA moldam a cobertura da mídia sobre a revolta em Mianmar e propagam a intervenção ocidental
Kit Klarenberg·27 de abril de 2021
A cobertura da mídia ocidental em Mianmar depende fortemente de organizações financiadas e desenvolvidas por um notório agente de inteligência dos EUA e parceiro do Ministério das Relações Exteriores do Reino Unido. Eles podem ser confiáveis?
Em 11 de abril, o site de notícias Myanmar Now expôs o que parecia ser o massacre mais horrível até agora no país assolado pelo conflito. De acordo com o canal online, pelo menos 82 pessoas foram massacradas pelas forças de segurança na cidade de Bago.

Os detalhes do assassinato em massa foram gráficos ao extremo. Ao todo, 40 a 50 residentes foram supostamente atingidos por fogo de artilharia pesada, incluindo vários jovens. As vítimas foram supostamente empilhadas dentro de um pagode local, uma testemunha ocular anônima alegando que algumas ainda estavam vivas e “podiam ser ouvidas gemendo da massa de cadáveres”.No dia seguinte, Myanmar Now alegou que os assassinos entre as forças de segurança militares haviam coberto seus rastros, ocultando e destruindo todos os vestígios de seus crimes hediondos. O pagode, de acordo com o canal de comunicação, “parecia como era antes da repressão … o sangue foi lavado, os corpos sumiram e os soldados ocupantes foram eliminados”.
As vítimas seriam ativistas protestando contra o governo militar de Mianmar, conhecido como Tatmadaw, que tirou o poder do governo eleito em 1º de fevereiro. O processo transformou o país em um assunto de intenso interesse da mídia ocidental , enquanto a campanha do Ocidente contra o Tatmadaw escalado.

A cobertura da suposta atrocidade por Myanmar Now, que tem sede na capital de Naypyitaw, foi captada por uma panóplia de veículos de notícias convencionais – Al-Jazeera , BBC , Deutsche Welle , Reuters e Voice of America , entre outros. Cada um publicou artigos baseados exclusivamente nas reportagens da plataforma, com os quatro primeiros reciclando uma citação particularmente incendiária do organizador do protesto.

“É como um genocídio. Eles estão atirando em todas as sombras ”, desesperou-se o organizador. “Simpatizamos com a situação nas áreas étnicas. Eu sinto que eles estão cometendo genocídio contra seu próprio povo. ”
A manchete bombástica de Myanmar Now foi transmitida ao mundo “o segundo maior [número] em um único dia” e “o maior número de vítimas em um dia em um único local” desde o golpe militar de 1º de fevereiro. A fonte da figura era uma ONG dirigida por exilados birmaneses com base na vizinha Tailândia , chamada Associação de Assistência para Prisioneiros Políticos (AAPP). Esta organização também apareceu extensivamente na cobertura ocidental dos desenvolvimentos em Mianmar.

O que nenhum meio de comunicação de notícias reconheceu até agora, porém, é que tanto a AAPP quanto Myanmar Now receberam amplo financiamento do braço de mudança de regime do governo dos EUA , o National Endowment for Democracy (NED) . O NED é famoso por patrocinar organizações da mídia e da sociedade civil em todo o mundo para minar governos que os Estados Unidos procuram derrubar. Seus fundadores até admitiram que o NED foi criado especificamente para fazer abertamente o que a CIA costumava fazer em segredo.

Mas essa não é a única razão para questionar os verdadeiros motivos e objetivos desses dois nós centrais da oposição de Mianmar, ou para ver suas reportagens com certo ceticismo.Thomson Reuters gera e desenvolve “mídia independente”, promovendo os interesses do Reino Unido
Nenhuma menção ao financiamento do NED de Myanmar Now pode ser encontrada no site da organização do governo dos EUA. No entanto, esse patrocínio foi citado em um perfil da Columbia Journalism Review de agosto de 2019 do fundador do veículo, Swe Win, um agitador de longa data contra o governo militar do país que foi preso em 1998 por participar de um protesto estudantil.

Libertado sob anistia geral em 2005, Swe mudou-se para a Tailândia e se tornou um repórter sênior no exílio de Mianmar, fundado pelo The Irrawaddy – que também foi financiado pelo NED – antes de retornar a Yangon em 2012.

Myanmar Now não é apenas subscrito pelo NED; foi criado pela Thomson Reuters Foundation (TRF), o braço de caridade da agência de notícias com sede em Londres. Conforme relatado por Max Blumenthal para o The Grayzone , o TRF fez uma parceria estreita com o Foreign, Commonwealth e Development Office (FCDO) do Reino Unido em várias operações de informações secretas destinadas a promover os interesses da política externa britânica.

O TRF declarou em documentos que vazaram que gerou o Myanmar Now em 2015 durante a corrida para as eleições nacionais do país – sua primeira votação abertamente contestada desde 1990. Desde o seu início, o Myanmar Now disseminou informações em inglês e birmanês para distribuição nacional e internacional .

Um memorando que vazou da Thomson Reuters Foundation declara seu papel no estabelecimento de Mianmar agora antes das eleições de 2015
Myanmar Now é assustadoramente evocativo de outro “serviço de notícias independente” estabelecido pelo TRF em um momento politicamente oportuno: Aswat Masriya, uma publicação egípcia fundada na esteira da revolução de 2011 no país. Secretamente financiado pela UK FCDO até a quantia de £ 2 milhões ao longo de seis anos, a operação foi executado fora dos escritórios Cairo do Newswire, onde um exército de jornalistas locais formados pelo TRF agitaram em excesso de 1.200 histórias de cada mês em Inglês e árabe , que foram posteriormente adquiridos por mais de 50 meios de comunicação em todo o mundo semanalmente.

A justificativa do Reino Unido para patrocinar o lançamento de Aswat Masriya era bastante óbvia. A demissão do antigo líder pró-Ocidente egípcio Hosni Mubarak, a difícil transição do país para a democracia e a subsequente eleição do candidato da Irmandade Muçulmana Mohamed Morsi, teve o potencial de ameaçar os consideráveis interesses financeiros de Londres no Cairo e na região de forma mais ampla. Uma plataforma de notícias que emitisse conteúdo para consumo doméstico e internacional proporcionaria a Londres um grau significativo de controle narrativo dentro e fora do país à medida que os eventos se desenrolavam.

Esta interpretação é amplamente sublinhada pela produção de Aswat Masriya, que apresentou artigos acríticos sobre eventos como a vitória eleitoral “esmagadora” do presidente Abdel Fattah al-Sisi em 2014, na qual o ex-chefe militar garantiu 96,91 por cento flagrantemente ilícito.

O veículo criado pela Reuters também ficou conhecido pela lavagem de rotina de abusos flagrantes das forças de segurança egípcias, incluindo a repressão armada brutal de um protesto de agosto de 2013 no Cairo, no qual pelo menos 817 manifestantes foram massacrados.

De fato, nenhuma indicação da rápida deterioração das condições de direitos humanos no Egito sob o governo de al-Sisi pode ser detectada em qualquer um dos relatórios de Aswat Masriya em qualquer estágio. Com um líder pró-Ocidente confiável e seguramente instalado no poder, o Reino Unido retirou fundos para o empreendimento em março de 2017, e ele foi encerrado .

Em uma declaração por e-mail para The Grayzone, a Thomson Reuters Foundation negou que a FCDO do Reino Unido apoiasse a criação de Myanmar Now como fez com Aswat Masriya, e afirmou que não estava mais envolvida na iniciativa. No entanto, a Fundação submissões ao FCDO especificamente afirmou que fundou “plataformas semelhantes” em Mianmar, Iraque, Zimbábue e em outros lugares. O TRF também se recusou a esclarecer como o Myanmar Now foi financiado, se não pelo governo do Reino Unido.


Um arquivo vazado da Thomson Reuters Foundation, descrevendo ainda mais seu papel na criação de Aswat Masriya e Myanmar Now
Dados sobre doações do NED alocadas para organizações baseadas em Mianmar entre 2016 e 2020 indicam que Washington gastou centenas de milhares de dólares anualmente em “[promover] transparência e responsabilidade, aumentando o acesso do público a informações confiáveis” por meio de “sites em birmanês e inglês e páginas de mídia social. ” A reportagem investigativa sobre “questões sociais e políticas” – ações e comércio do Myanmar Now – foi destacada como um objetivo principal do programa.

Por outro lado, a AAPP – citada em mais de 60 histórias publicadas por Myanmar Now desde 1º de fevereiro – é abertamente nomeada como uma recebedora de subsídio do NED, recebendo pelo menos $ 592.000 em financiamento direto desde 2016 somente.

O fundador e secretário adjunto da ONG, Ko Bo Kyi, foi até mesmo por um tempo um bolsista do NED , pesquisando “a reforma penitenciária como um pré-requisito para a democratização na Birmânia”.

Rastreador de vítimas do Ocidente em Mianmar, patrocinado pelo Ocidente
Estabelecida na Tailândia em março de 2000 e composta principalmente por ex-presos políticos, a Associação de Assistência para Prisioneiros Políticos afirma rastrear em tempo real o número de pessoas detidas, presas, acusadas, evadindo-se à prisão, sentenciadas e mortas desde 1º de fevereiro. esforço nobre em princípio, no entanto, a metodologia declarada do grupo para definir prisioneiros políticos levanta questões sobre sua confiabilidade – particularmente como pepitas de seus briefings diários muitas vezes se traduzem em manchetes que chamam a atenção e puxam as cordas do coração na mídia ocidental.

A Associação “afirma que a motivação por trás da prisão de todos os indivíduos em [seu] banco de dados é … política, independentemente das leis sob as quais foram sentenciados”, caracterizando-os como presos políticos com base em suas “ações percebidas” e não em suas alegadas acusações. ” Além disso, a AAPP afirma que “não decide a condição de prisioneiro político com base nas leis que os indivíduos são presos, acusados ou condenados” devido ao seu conhecimento de “acusações criminais falsas, tênues ou forjadas usadas para prender ativistas políticos, jornalistas , estudantes e aqueles em oposição real ou percebida aos regimes passados e atuais. ”
É difícil duvidar que pessoas totalmente inocentes tenham sido detidas, processadas e presas ilegitimamente pelo regime militar de Mianmar. Afinal, a perseguição política de dissidentes e manifestantes é regularmente praticada dentro de democracias autoproclamadas liberais.

Mas a definição vaga e altamente subjetiva da AAPP do que constitui um prisioneiro político abre a porta para rotular literalmente qualquer pessoa presa como dissidente perseguida – mesmo aqueles realmente culpados de crimes graves, o que não os classificaria como prisioneiros políticos pela maioria das concepções objetivas do termo . Essa metodologia inclinada só pode levantar questões sobre se os números de vítimas do AAPP também devem ser aceitos pelo seu valor nominal.
Nos últimos meses, ocorreram inúmeros confrontos intensos entre manifestantes, grupos armados antigovernamentais, militares e seus apoiadores . Em alguns casos, até a BBC admitiu que a violência pode ter sido provocada por ativistas que atiraram tijolos contra policiais, entre outros atos provocativos.

Além disso, como o pró-oposição Frontier Myanmar documentado , os manifestantes em várias regiões estão equipados com “fuzis de assalto AK47 e M16 e granadas de mão”, usando seu arsenal para atacar a polícia e os soldados. Eles ainda estão decididos a “[adotar] novas táticas de bater e fugir para dificultar a vida das forças de segurança”.

“Em breve vamos revidar com uma estratégia de guerrilha”, disse um ativista citado pelo veículo. “Temos menos membros do que as forças de segurança, por isso precisamos mudar de tática.”
Em 27 de abril, a milícia da União Nacional Karen apreendeu uma base do Tatmadaw durante combates perto da fronteira de Mianmar com a Tailândia.

Não está claro quantos dos encarcerados pela junta se envolveram em atividades que seriam motivo legítimo para prisão em qualquer outro lugar do mundo. O que é certo, porém, é que a AAPP financiada pelos EUA concentra-se exclusivamente na condição de ativistas da oposição, qualquer um dos quais poderia ser classificado como prisioneiro político de acordo com a definição vaga da organização e com base em sua avaliação interna de seus “ações.”
Milícia de Mianmar armada
Uma lutadora separatista Karen
“Quanto mais civis eram mortos, maiores eram as chances de intervenção internacional”
Como essencialmente a única fonte de informação da mídia em língua inglesa sobre vítimas e abusos da junta militar no país, a Associação de Assistência para Prisioneiros Políticos ocupa uma posição de privilégio extraordinário. Os cidadãos ocidentais são compelidos a aceitar as contagens variadas de vítimas, sempre atualizadas do AAPP, inteiramente pela fé, sem equilíbrio, desafio ou qualquer contexto sobre o financiamento do governo dos EUA ou orientação política altamente partidária.

Alegações não comprovadas de “genocídio” iminente ou em andamento emitidas por indivíduos que dificilmente poderiam ser considerados observadores imparciais forneceram anteriormente justificativas para desestabilizar as intervenções ocidentais em Kosovo , Líbia , Síria e outros lugares. Mais tarde, esses avisos apocalípticos foram considerados falsos, embora, em muitos casos, os elementos da oposição nesses conflitos atacassem deliberadamente as autoridades a fim de precipitar uma retaliação severa.

Por exemplo, em 1998, a CIA treinou e armado Exército de Libertação do Kosovo (KLA) operários, apesar do Departamento de Estado dos EUA classificar o grupo como uma organização terrorista, e um Conselho de Segurança da ONU resolução proibindo apoio à actividade terrorista na província. O KLA começou a assassinar políticos e policiais sérvios, assediar e intimidar os residentes locais que não apoiavam a independência de Kosovo, desencadeando uma resposta dura.

“Quanto mais civis eram mortos, maiores eram as chances de intervenção internacional, e o KLA, é claro, percebeu isso. Houve um diplomata estrangeiro que uma vez me disse, ‘olha, a menos que você passe a cota de cinco mil mortes, você nunca terá ninguém permanentemente presente em Kosovo da diplomacia estrangeira’ ”, um negociador Kosovar albanês não conectado ao KLA comentou ao BBC .

Como em Kosovo, os ativistas da oposição em Mianmar estão implorando aos estados ocidentais que mantenham sua “responsabilidade de proteger” (R2P), violando os toques de recolher noturnos para escrever “Precisamos da R2P” e “R2P – Salve Mianmar” à luz de velas. Essas ligações encontraram uma audiência simpática com a mesma mídia ocidental que depende tanto dos despachos estimulantes do Myanmar Now e dos números duvidosamente calculados de baixas da AAPP.

Em 11 de abril, o France 24 entrevistou o correspondente do Sunday Times na Ásia, Philip Sherwell, sobre o suposto massacre de Bago. As respostas objetivas de Sherwell às perguntas do anfitrião sobre eventos que ele não testemunhou pessoalmente foram, na verdade, citações textuais do relatório de Myanmar Now sobre o incidente. Embora ele não tenha citado diretamente o meio de comunicação ou o AAPP, o subtítulo do segmento, “forças de segurança matam 82 em um único dia em Bago”, indicava claramente a confiança de Sherwell nas duas fontes.

Embora admitisse que era “muito difícil” obter uma leitura precisa sobre o número de pessoas mortas, ele elogiou a metodologia de “grupos de pressão locais” que “falam às famílias [e] conhecem as pessoas que estão lá” e fazem “bastante bom trabalho em suas estimativas. ”Com base na pesquisa questionável da AAPP e de Myanmar Now, bem como em imagens compartilhadas por ativistas – um vídeo trêmulo de uma câmera de telefone de tropas patrulhando uma rua residencial reproduzida em loop durante o relatório da emissora estatal francesa – Sherwell declarou que a cifra de 82 mortos era “Provavelmente na área certa” e, no mínimo, “conservador”. A dependência dominante de organizações obviamente duvidosas e tendenciosas para insights sobre eventos complexos em terras distantes não é nada novo.
A Rede Síria para os Direitos Humanos (SNHR), uma fonte de referência de números de vítimas e acusações de atrocidade na crise síria para os meios de comunicação ocidentais, é universalmente retratada como um grupo de monitoramento “independente” pelos jornalistas e organizações de direitos humanos. Como o The Grayzone revelou , no entanto, a operação baseada no Qatar – que fez lobby abertamente por “intervenção imediata” na Síria, nos moldes do bombardeio da OTAN na Iugoslávia em 1999 – é composta por líderes da oposição síria e financiada pelos governos estrangeiros que alimentam o crise.

Apesar de sua dependência quase total de fontes da oposição, os meios de comunicação ocidentais documentaram manifestantes em Mianmar engajados em atividades altamente inflamatórias, que se estendem muito além de ataques a forças governamentais e outros órgãos do Estado.
Em março, a Reuters informou que os extensos projetos de infraestrutura da China no país são um alvo importante para os manifestantes antimilitares, que gritaram: “O gasoduto da China será queimado”. Como notou o noticiário, a China reservou bilhões de dólares para uma variedade de programas em Mianmar sob seu Belt and Road Initiative (BRI), incluindo um corredor econômico que termina em um porto de águas profundas de US $ 1,3 bilhão, zonas industriais, uma nova cidade adjacente a o centro comercial de Yangon e uma ferrovia até a fronteira.

A administração Trump tentou e falhou em impedir o BRI em seus trilhos, enquadrando-o como uma construção de império insidiosa enquanto pressionava desesperadamente os aliados a não aderirem. Joe Biden aumentou significativamente as apostas em março, propondo a criação de um fundo internacional de infraestrutura para rivalizar com o programa chinês.

Quase exatamente ao mesmo tempo, a oposição de Mianmar realizou uma onda de ataques incendiários contra fábricas de propriedade de chineses no país, enquanto deixava ilesas as de Hong Kong, Coreia do Sul, Taiwan e Tailândia nas mesmas áreas. A AAPP pode muito bem considerar os indivíduos presos por esses crimes como presos políticos, pois sua piromania seletiva supostamente tem motivos partidários.

A Reuters afirmou que uma das principais fontes de queixa para os manifestantes foi um documento do governo que vazou, revelando que as autoridades chinesas pediram ao governo “uma melhor segurança e inteligência sobre grupos armados de minorias étnicas na rota do oleoduto” Enquanto isso, a AP alegou que os incendiários estavam “irritados” com a “adesão da China a uma política de não interferência na política de outros países” e a recusa resultante em intervir na contenda crescente.

Manifestantes em Mianmar financiados pelos EUA atacam projeto de infraestrutura chinêsO fato de Pequim buscar proteção aprimorada para seus vários projetos de Belt and Road em Mianmar não é surpreendente. Durante anos, sua infraestrutura foi alvo de ataques de militantes, atrapalhando sua conclusão. E o espectro da intromissão dos EUA tem estado sempre presente.
Por exemplo, a barragem de Myitstone no norte de Mianmar foi suspensa indefinidamente em 2017. A construção começou oito anos antes e encontrou forte oposição local. Um cabo da embaixada dos EUA de 2010 divulgado pelo WikiLeaks descreveu a mobilização contra a barragem como evidência da “força crescente dos grupos da sociedade civil em Kachin”.

De autoria do então encarregado de negócios dos Estados Unidos, Larry Dinger, o funcionário da embaixada teve certo crédito pela oposição, observando que muitos dos que protestavam contra a barragem eram “beneficiários de pequenos subsídios da embaixada”. De fato, a embaixada dos Estados Unidos em Mianmar vinha pagando a grupos locais em Kachin que se opunham ao projeto chinês, mesmo reconhecendo que a barragem ajudaria a remediar a “aguda escassez de eletricidade que assola o país”.

De uma embaixada dos EUA em 15 de janeiro de 2010 no cabo de Mianmar
O estado do norte de Mianmar também abriga a separatista Kachin Independence Organization (KIO), que tem um braço armado dedicado com cerca de 12.000 combatentes .

A construção da barragem foi interrompida por um cessar-fogo firmado com os militares em 1994, e os combates continuaram desde então, colocando a construção em espera. Por extensão, uma guerra civil total poderia colocar um fim permanente e brutal a todos os projetos de Belt and Road espalhados por todo o país, e os planejadores de Washington estão certamente bem cientes e totalmente receptivos a essa perspectiva.
Embora sua insurreição contra o governo não tenha começado até 1961, a KIO remonta à conclusão da Segunda Guerra Mundial, quando os britânicos criaram batalhões totalmente Kachin para “proteger e salvaguardar” seus territórios recapturados, incluindo o subcontinente indiano nas proximidades. No processo, como o Irrawaddy financiado pelo NED relatou em 2012, a maioria dos operativos do KIO foram treinados em luta de guerrilha pelo precursor da CIA , o Office of Strategic Services (OSS) e o Executivo de Operações Especiais do Reino Unido .

Durante a década seguinte , as forças apoiadas pelos Estados Unidos da ala direita Kuomintang de Chiang Kai-Shek saltaram a fronteira e “assumiram e governaram uma grande parte de Mianmar entre a Tailândia e a China”, de acordo com a Public Radio International.

Eles financiaram sua luta por meio do “triângulo dourado” – um pedaço de terra que cruza a China, a Tailândia, Mianmar e o Laos que serviu como o nexo do comércio global de ópio. Esta região forneceram a maioria da heroína do mundo para o resto do 20 º século, até a intervenção liderada pelos Estados Unidos no Afeganistão feita naquele país líder no mercado global.

Embora não esteja claro se a luta da KIO pela independência foi dirigida ou mesmo aprovada por Londres e Washington, um telegrama vazado do Departamento de Estado dos EUA em abril de 2008 indica que diplomatas obtiveram uma visão íntima das atividades e pensamentos da KIO de um informante de alto nível do Kachin National Organização.

Um “objetivo prioritário da política dos EUA”
Enfatizando ainda mais a importância de Kachin para a intromissão dos EUA em Mianmar, os dados sobre as atividades do NED mostram que centenas de milhares de dólares foram gastos em projetos na região nos últimos anos, incluindo o financiamento do Serviço de Informação e Notícias do Estado de Kachin, para informar os cidadãos sobre “políticas , desenvolvimentos sociais e econômicos. ”

Embora iniciativas como essas possam parecer benevolentes, esforços semelhantes dos EUA em pontos de conflito geopolíticos como Hong Kong tiveram um efeito desestabilizador significativo, e por definição.

Além do mais, eles representam uma fração insignificante das operações do NED em Mianmar. Ao todo, a máquina de intromissão do governo dos EUA patrocinou pelo menos 299 projetos a um custo total de US $ 23.126.786 entre 2016 e 2020.
Em contraste, o NED apoiou apenas 23 projetos que custaram $ 3.574.162 em Bangladesh , 81 projetos que custaram $ 9.665.597 na Tailândia e nenhum no Laos – estados vizinhos de Mianmar – durante o mesmo período.

Esse esquema impressionante sublinhou a imensa importância estratégica do país para Washington. É também um testemunho da eficácia dos programas NED em alcançar os objetivos políticos, financeiros e ideológicos dos EUA no país. O financiamento flui tão volumosa e livremente porque está provado que funciona.
Um relatório de 2006 da ONG ocidental apoiada por celebridades The Burma Campaign UK destaca o papel central que o NED tem desempenhado na promoção e promoção do movimento “pró-democracia” do país.

Ele observa que a restauração da democracia na Birmânia é um “objetivo político prioritário dos EUA” e os esforços do NED “dentro e fora” do país “são projetados para disseminar informações … apoiando o desenvolvimento democrático da Birmânia” e “construir capacidade para apoiar a restauração de democracia quando ocorrem as aberturas políticas apropriadas e os exilados / refugiados regressam. ”
O relatório afirmava: “Por meio de subvenções a aproximadamente 30 grupos pró-democracia birmaneses … O NED planeja se concentrar em duas áreas principais: mídia / informação e desenvolvimento institucional … O apoio do NED terá como alvo as organizações que demonstraram capacidade de alcançar públicos dentro da Birmânia bem como aqueles que têm a capacidade de crescer e se adaptar à medida que a situação evolui [ênfase no original]. ”

Uma seção dedicada apresentava os projetos do NED em Mianmar na época. Monges e leigos budistas foram “educados” na “luta não violenta pela democracia” e “direitos humanos” por meio de materiais como “panfletos, adesivos e calendários”. Ativistas de ambos os lados da “fronteira Tailândia-Birmânia” aprenderam “técnicas eficazes de ação política não violenta”, forneceram “apoio financeiro, logístico e técnico” e suas atividades “estratégicas” foram “coordenadas”.
Além disso, o primeiro programa “independente” de televisão por satélite em idioma birmanês foi lançado e a “transmissão de rádio em língua étnica” foi estabelecida para complementar a já extensa produção da Voz da América e da Rádio Ásia Livre, criada pela CIA na região.


Aung San Suu Kyi recebe o prêmio National Endowment for Democracy de 2012 de Carl Gershman (L), presidente do National Endowment for Democracy, e da ex-secretária de Estado Madeleine Albright.
A fabricação de Aung San Suu KyiEsses dois veículos de propaganda do governo dos EUA, Voice of America e Radio Free Asia, estavam na vanguarda de uma “campanha” em todo o Sudeste Asiático para garantir a libertação de Aung San Suu Kyi, então secretário-geral da Liga Nacional para a Democracia (NLD) de Mianmar parte, que estava esporadicamente em prisão domiciliar desde 1989. Isso incluiu a publicação de versões em áudio de seus discursos para download local e internacional.
Naquela época, Aung San Suu Kyi havia se tornado a queridinha dos políticos ocidentais, meios de comunicação e ONGs de direitos humanos autodescritos, designados pela Anistia Internacional como “prisioneiros de consciência”, apelidados pela revista Time de “Filhos de Gandhi” herdeira espiritual devido ao seu suposto compromisso com a não violência.

Suu Kyi recebeu vários prêmios e bolsas em todo o mundo, foi serenata pelo músico Bono, tornou-se um cidadão canadense honorário e, finalmente, recebeu o Prêmio Nobel da Paz.Os crescentes apelos internacionais para a libertação de Suu Kyi finalmente deram frutos em 2010, e ela imediatamente se tornou presidente do NLD, conduzindo uma excursão turbulenta aos parlamentos e sedes do governo em todo o mundo. Cinco anos depois, o partido de Suu Kyi alcançou a vitória em uma histórica vitória eleitoral esmagadora. Os governos ocidentais saudaram o momento como o início de uma nova era de progresso, direitos humanos e democracia em Mianmar. No processo, ela se tornou ministra das Relações Exteriores e conselheira de estado, a primeira-ministra de fato do país.
Em três anos, a fachada santa de Suu Kyi rachou completamente sob a pressão da realidade, todos os elogios e bugigangas concedidos a ela foram retirados , exceto pelo Prêmio Nobel da Paz, e só então porque não existia nenhuma cláusula para sua revogação .

Sua cumplicidade ativa, consciente e descarada na carnificina dirigida pelo governo de muçulmanos Rohingya, que incluiu o bloqueio de uma tentativa de visita de investigadores das Nações Unidas, defendendo sua limpeza étnica e sua defesa determinada de processos maliciosos de repórteres que tentavam cobrir a catástrofe, era assim descarado, não podia ser escondido ou ignorado.

Apenas duas semanas antes do golpe, o governo de Suu Kyi apresentou objeções preliminares ao Tribunal Internacional de Justiça por acusações de genocídio levantadas contra ele. Até mesmo os principais meios de comunicação corporativos foram forçados a reconhecer que os Rohingya têm perspectivas muito melhores sob o governo militar, que estava em processo de conceder-lhes cidadania na época da vitória eleitoral de Suu Kyi.

Enquanto o NED luta para recuperar o controle de Mianmar, não está claro qual humanitário, prisioneiro político ou ativista será selecionado e moldado pela agência para ocupar o lugar de Suu Kyi – e por sua vez adotado por especialistas, jornalistas, políticos, grupos de direitos humanos e bilionário apoiadas por instituições de caridade como a mais recente encarnação de Nelson Mandela pronta para salvar o país de sua brutal junta governante. Dado seu total fracasso coletivo em refletir sobre como e por que puderam ser tão enganados, é quase inevitável que caiam no mesmo ardil.Também está claro que o NED será o responsável por escolher e preparar os próximos heróis da oposição de Mianmar. Afinal, com tanto sangue e tesouro esbanjados ao longo de tantos anos na construção de um sistema político pró-ocidental adequado em Naypyitaw e na instalação de um governo flexível lá, uma posse imperial altamente valiosa e aparentemente segura agora está em jogo.
À medida que o conflito em Mianmar se aprofunda, Washington tem muitos candidatos à liderança para escolher e muita bucha de canhão para gastar como propaganda de atrocidade. Um candidato a candidato é o capitão Tun Myat Aung, que desertou do serviço militar no início de abril. Conforme relatado por Myanmar Now, ele pediu que as armas ocidentais fossem canalizadas para o país, ao estilo da Síria, a fim de esmagar o “exército fascista” de Mianmar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s