Categorias
Sem categoria

Reuters, BBC e Bellingcat participaram de programas secretos financiados pelo Ministério das Relações Exteriores do Reino Unido para “enfraquecer a Rússia”, revelam documentos que vazaram

https://thegrayzone.com/2021/02/20/reuters-bbc-uk-foreign-office-russian-media/

MAX BLUMENTHAL·20 DE FEVEREIRO DE 2021

Novos documentos vazados mostram o envolvimento da Reuters e da BBC em programas secretos do FCO do Reino Unido para efetuar “mudanças de atitude” e “enfraquecer a influência do estado russo”, ao lado de empreiteiros da inteligência e da Bellingcat.


OForeign and Commonwealth Office (FCO) do Reino Unido patrocinou a Reuters e a BBC para conduzir uma série de programas secretos com o objetivo de promover a mudança de regime na Rússia e minar seu governo na Europa Oriental e na Ásia Central, de acordo com uma série de documentos que vazaram .

O material vazado mostra a Thomson Reuters Foundation e a BBC Media Action participando de uma campanha secreta de guerra de informações com o objetivo de combater a Rússia. Trabalhando por meio de um departamento obscuro dentro do FCO do Reino Unido conhecido como Counter Disinformation & Media Development (CDMD), as organizações de mídia operaram ao lado de um grupo de contratantes de inteligência em uma entidade secreta conhecida simplesmente como “o Consórcio”.

Por meio de programas de treinamento de jornalistas russos supervisionados pela Reuters, o Ministério das Relações Exteriores britânico procurou produzir uma “mudança de atitude nos participantes”, promovendo um “impacto positivo” em sua “percepção do Reino Unido”.

“Essas revelações mostram que, quando os parlamentares protestavam contra a Rússia, os agentes britânicos usavam a BBC e a Reuters para implantar exatamente as mesmas táticas que políticos e comentaristas da mídia acusavam a Rússia de usar”, disse Chris Williamson, ex-parlamentar trabalhista do Reino Unido que tentou aplicar o escrutínio público das atividades secretas do CDMD foi bloqueado por motivos de segurança nacional, disse ao The Grayzone.

“A BBC e a Reuters se apresentam como uma fonte incontestável, imparcial e confiável de notícias do mundo”, continuou Williamson, “mas agora ambas estão enormemente comprometidas com essas divulgações. Padrões duplos como esse só trazem descrédito a políticos do establishment e hackers da mídia corporativa. ”

A porta-voz da Thomson Reuters Foundation, Jenny Vereker, confirmou implicitamente a autenticidade dos documentos vazados em uma resposta por e-mail a perguntas do The Grayzone. No entanto, ela argumentou: “A inferência de que a Thomson Reuters Foundation estava envolvida em ‘atividades secretas’ é imprecisa e deturpa nosso trabalho no interesse público. Há décadas apoiamos abertamente uma imprensa livre e trabalhamos para ajudar jornalistas em todo o mundo a desenvolver as habilidades necessárias para reportar com independência ”.

O lote de arquivos vazados se parece muito com documentos relacionados ao FCO do Reino Unido, lançados entre 2018 e 2020 por um grupo de hackers que se autodenomina Anonymous. A mesma fonte reivindicou crédito pela obtenção da última rodada de documentos.

O Grayzone relatou em outubro de 2020 sobre materiais vazados lançados pelo Anonymous que expôs uma campanha massiva de propaganda financiada pelo FCO do Reino Unido para cultivar o apoio à mudança de regime na Síria. Logo depois, o Foreign Office alegou que seus sistemas de computador haviam sido invadidos por hackers , confirmando assim sua autenticidade.

Os novos vazamentos ilustram em detalhes alarmantes como a Reuters e a BBC – duas das maiores e mais distintas organizações de notícias do mundo – tentaram responder ao pedido do Ministério das Relações Exteriores britânico por ajuda para melhorar sua “capacidade de responder e promover nossa mensagem em toda a Rússia , ”E“ contrariar a narrativa do governo russo ”. Entre as metas declaradas do FCO do Reino Unido, de acordo com o diretor do CDMD, estava “enfraquecer a influência do Estado russo sobre seus vizinhos próximos”.

A Reuters e a BBC solicitaram contratos multimilionários para promover os objetivos intervencionistas do estado britânico, prometendo cultivar jornalistas russos por meio de excursões e sessões de treinamento financiadas pelo FCO, estabelecer redes de influência na Rússia e ao redor dela e promover narrativas pró-OTAN nas regiões de língua russa .

Em várias propostas ao Ministério das Relações Exteriores britânico, a Reuters se gabou de uma rede de influência global de 15.000 jornalistas e funcionários, incluindo 400 na Rússia.

Os projetos do FCO no Reino Unido foram realizados secretamente e em parceria com empresas de mídia online de alto perfil e supostamente independentes, incluindo Bellingcat, Meduza e a Mediazona, fundada pela Pussy Riot. A participação de Bellingcat aparentemente incluiu uma intervenção do FCO do Reino Unido nas eleições de 2019 da Macedônia do Norte em nome do candidato pró-OTAN.

Os contratantes de inteligência que supervisionaram essa operação, a Zinc Network, se gabaram de estabelecer “uma rede de YouTubers na Rússia e na Ásia Central” enquanto “apoiava os participantes [a] fazer e receber pagamentos internacionais sem serem registrados como fontes externas de financiamento”. A empresa também elogiou sua capacidade de “ativar uma variedade de conteúdo” para apoiar protestos antigovernamentais na Rússia.

Os novos documentos fornecem um pano de fundo crítico sobre o papel dos Estados membros da OTAN como o Reino Unido em influenciar os protestos de estilo revolução colorida travados na Bielo-Rússia em 2020, e levantam questões inquietantes sobre a intriga e agitação em torno da figura da oposição russa encarcerada Alexei Navalny .

Além disso, os materiais lançam sérias dúvidas sobre a independência de duas das maiores e mais prestigiadas organizações de mídia do mundo, revelando a Reuters e a BBC como aparentes cortes de inteligência festejando no vale de um estado de segurança nacional britânico que suas operações de notícias são cada vez mais adversas para examinar.

Reuters solicita contrato secreto do Ministério das Relações Exteriores britânico para se infiltrar na mídia russa

Uma série de documentos oficiais divulgados em janeiro de 2020 revelou que a Reuters foi secretamente financiada pelo governo britânico durante as décadas de 1960 e 1970 para ajudar uma organização de propaganda anti-soviética dirigida pela agência de inteligência MI6. O governo do Reino Unido usou a BBC como passagem para ocultar pagamentos ao grupo de notícias.

A revelação levou um porta-voz da Reuters a declarar que “o acordo em 1969 [com o MI6] não estava de acordo com nossos Princípios de Confiança e não o faríamos hoje”.

Os Princípios de Confiança delineiam a missão de “preservar a independência, integridade e isenção de preconceitos [da Reuters] na coleta e disseminação de informações e notícias”.

Em sua própria declaração de valores, a BBC proclama : “A confiança é a base da BBC. Somos independentes, imparciais e honestos. ”

No entanto, os documentos recentemente vazados analisados ​​pelo The Grayzone parecem revelar que tanto a Reuters quanto a BBC estão mais uma vez engajadas em um relacionamento não transparente com o Ministério das Relações Exteriores do Reino Unido para conter e minar a Rússia.

Em 2017, o braço sem fins lucrativos do império da mídia Reuters, a Thomson Reuters Foundation (TRF), fez uma oferta formal para “celebrar um contrato com o Secretário de Estado de Relações Exteriores, representado pela Embaixada Britânica em Moscou, para o fornecimento de um projeto de ‘Capacitação na mídia russa’ ”. A carta foi assinada pela CEO da Reuters, Monique Ville, em 31 de julho de 2017.

O concurso da Reuters foi uma resposta a um convite à apresentação de propostas do FCO, que procurava ajuda na implementação de “um programa de viagens temáticas ao Reino Unido por jornalistas russos e influenciadores online”.

Trabalhando por meio da Embaixada Britânica em Moscou, o FCO procurou produzir uma “mudança de atitude nos participantes”, promovendo um “impacto positivo” em sua “percepção do Reino Unido”.

Em 2019, o FCO apresentou uma iniciativa semelhante, desta vez articulando um plano mais agressivo para “combater a narrativa do governo russo e o domínio da mídia e do espaço de informação”. Com efeito, o governo britânico estava tentando se infiltrar na mídia russa e propagar sua própria narrativa por meio de uma rede de influência de jornalistas russos treinados no Reino Unido.

A Reuters respondeu a ambas as ligações do FCO com propostas detalhadas. Em sua primeira oferta, o gigante da mídia se gabou de estabelecer uma rede global de 15.000 jornalistas e blogueiros por meio de “intervenções de capacitação”. Na Rússia, afirmou que pelo menos 400 jornalistas foram cultivados por meio de seus programas de treinamento.

A Reuters afirmou ter realizado 10 viagens de treinamento anteriores para 80 jornalistas russos em nome da embaixada britânica em Moscou. Propôs mais oito, prometendo promover “valores culturais e políticos do Reino Unido” e “criar uma rede de jornalistas em toda a Rússia” unidos por um “interesse comum nos assuntos britânicos”.

O concurso da Reuters destacou os preconceitos institucionais e a agenda intervencionista que marcaram os seus programas de formação. Detalhando uma série de programas financiados pelo FCO do Reino Unido dedicados a “combater a propaganda financiada pelo Estado russo”, a Reuters combinou narrativas do governo russo com extremismo. Ironicamente, ele se referiu aos seus próprios esforços para enfraquecê-los como “jornalismo imparcial”.

Ao mesmo tempo, a Reuters parecia reconhecer que sua colaboração secreta com a Embaixada Britânica em Moscou era altamente provocativa e potencialmente destrutiva para as relações diplomáticas. Relatando uma viagem financiada pelo FCO no Reino Unido para jornalistas russos no meio do caso Sergei Skripal, depois que o governo britânico acusou Moscou de envenenar um vira-casaca oficial da inteligência russa que espionava para a Grã-Bretanha, o concurso declarou: “[Thomson Reuters Foundation] foi em comunicação constante com a Embaixada Britânica em Moscou, para avaliar os níveis de risco, incluindo risco de reputação para a embaixada. ”

A menção pela Reuters da estação de TV bielorrussa Belsat, e sua relevância particular “para a capacidade da Estratégia do Governo do Reino Unido para detectar e conter a disseminação de informação russa” foi notável. Embora se descreva como “o primeiro canal de televisão independente na Bielo-Rússia”, Belsat é, como o concurso da Reuters deixa claro, um veículo de influência da OTAN.

Com sede na Polônia e financiado pelo Ministério das Relações Exteriores da Polônia e outros governos da UE, Belsat desempenhou um papel influente na promoção dos protestos no estilo da revolução colorida que eclodiram em maio de 2020 para exigir a demissão do presidente bielorrusso, Alexander Lukashenko.

Em última análise, a oferta da Reuters parece ter sido bem-sucedida, pois ela recebeu um contrato em julho de 2019 com o Fundo de Conflito, Estabilidade e Segurança (CSSF) do FCO. Mas nenhuma das entidades parecia querer que o público soubesse sobre sua colaboração em um projeto criado para combater a Rússia. O contrato foi marcado como “Estritamente Confidencial”.

“Enfraquecer a influência do estado russo”

Os programas expostos por meio do último vazamento de documentos operam sob os auspícios de uma divisão obscura do Foreign and Commonwealth Development Office chamada Counter Disinformation & Media Development (CDMD). Liderado por um agente de inteligência chamado Andy Pryce, o programa foi envolto em sigilo.

De fato, o governo britânico negou pedidos de liberdade de informação sobre o orçamento da divisão e bloqueou membros do parlamento como Chris Williamson, que buscou dados sobre seu orçamento e agenda, citando a segurança nacional para bloquear suas demandas por informações.

“Quando tentei investigar mais”, o ex-membro do parlamento Williamson disse ao The Grayzone, “os ministros se recusaram a me deixar ter acesso a quaisquer documentos ou correspondência relacionados às atividades desta organização. Disseram-me que divulgar essas informações poderia ‘interromper e prejudicar a eficácia do programa’ ”.

Durante uma reunião convocada em Londres em 26 de junho de 2018, Pryce delineou um novo programa FCO “para enfraquecer a influência do Estado russo sobre seus vizinhos próximos”. Ele solicitou um consórcio de empresas para ajudar o Estado britânico a estabelecer novos meios de comunicação aparentemente independentes para conter a mídia apoiada pelo governo russo na esfera de influência imediata de Moscou e para ampliar as mensagens de governos alinhados à OTAN.

Justificada com base na suposta intenção da Rússia de “semear desunião e rompimento do curso [sic] nos processos democráticos”, a campanha que Pryce traçou foi mais agressiva e de longo alcance do que qualquer coisa que a Rússia tenha sido pega fazendo no Ocidente.

Pryce enfatizou que o sigilo é essencial, alertando que “alguns donatários não vão querer ser vinculados ao FCO”.

Um ano depois, a divisão de CDMD do FCO delineou um programa para ser executado até 2022 a um custo de US $ 8,3 milhões para o contribuinte britânico. O objetivo era estabelecer novos canais e apoiar operações de mídia preexistentes “para conter os esforços da Rússia para semear a desunião” e “aumentar a resiliência às mensagens hostis do Kremlin nos Estados Bálticos”.

Assim, o governo britânico começou com uma série de contratados de inteligência para dominar a mídia báltica com mensagens pró-OTAN – e talvez semear alguma desunião própria.

Como visto abaixo, a BBC fez uma oferta aparentemente bem-sucedida para participar do programa secreto do Báltico por meio de seu braço sem fins lucrativos, conhecido como BBC Media Action.

A BBC também propôs participar de um programa separado de propaganda da mídia do FCO do Reino Unido na Ucrânia, Moldávia e Geórgia. Ela nomeou a Reuters e um agora extinto contratante de inteligência chamado Aktis Strategy, que participou de programas FCO CDMD anteriores, como aliados-chave em seu consórcio.

A BBC identificou parceiros locais como Hromadske, uma rede de transmissão sediada em Kiev nascida no meio da chamada “Revolução da Dignidade” de Maidan em 2014, que dependia de músculos ultranacionalistas para remover um presidente eleito e instalar um regime pró-OTAN . Hromadske se materializou quase da noite para o dia com capital inicial e apoio logístico da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) e do Fundo de Rede do magnata bilionário da mídia Pierre Omidyar .

A BBC Media Action propôs trabalhar por meio da Aktis para cultivar e aumentar a mídia pró-OTAN em áreas de conflito como a região de Donbass no leste da Ucrânia, onde uma guerra por procuração estourou desde 2014 entre militares ucranianos apoiados pelo Ocidente e separatistas pró-russos. Era uma guerra de informação de livro didático, transformando a mídia de radiodifusão em arma para virar a maré da batalha em um conflito prolongado e opressor.

A campanha de propaganda do FCO do Reino Unido advertiu que “estruturas afiliadas ao Kremlin” poderiam prejudicar o projeto se fosse exposto. Para uma organização de mídia que afirma colocar a confiança no cerne de sua carta de valores, a BBC certamente estava operando sob um alto grau de sigilo.

A intromissão do FCO do Reino Unido na Europa Oriental e no Báltico criou um frenesi crescente entre os empreiteiros que buscavam fornecer “capacitação” e assistência ao desenvolvimento da mídia na periferia da Rússia. Entre os licitantes estavam a Reuters e os veteranos contratados do FCO que haviam participado de uma série de campanhas de guerra de informação da Síria ao front doméstico britânico.

O consórcio

Entre os contratantes de inteligência que concorreram para participar do Consórcio financiado pelo FCO do Reino Unido estavam a Zinc Network e a Albany Communications. Como observou o jornalista Kit Klarenberg em um relatório de 18 de fevereiro sobre os vazamentos recentes do FCO, essas empresas “se vangloriam de funcionários possuidores de autorizações [de segurança], indivíduos que anteriormente serviram nos mais altos escalões do governo, militares e serviços de segurança. Além disso, eles têm ampla experiência na condução de operações de guerra de informação em nome de Londres em todo o mundo. ”

Anteriormente conhecido como Breakthrough, Zinc contratou o Home Office do Reino Unido para implementar secretamente projetos de mídia propagandeando os muçulmanos britânicos sob os auspícios da iniciativa Prevent de-radicalization. Na Austrália, Zinc foi pego executando um programa clandestino para promover o apoio a políticas governamentais entre os muçulmanos.

Ben Norton relatou para o The Grayzone sobre o registro de Albany de “garantir a participação de uma extensa rede local de mais de 55 longevos, repórteres e videógrafos ” para influenciar as narrativas da mídia e promover os objetivos de mudança de regime ocidental na Síria, enquanto realizava serviços de relações públicas em nome de milícias extremistas sírias financiadas por estados membros da OTAN e monarquias do Golfo para desestabilizar o país.

Em sua candidatura ao programa de mídia FCO do Reino Unido na região do Báltico, Albany propôs uma série de “jogos interativos” satíricos como “Putin Bingo” para encorajar a oposição ao governo russo e explorar “as frustrações vividas pelos russos na UE”.

Albany apresentou um meio de comunicação baseado na Letônia chamado Meduza como “um dos principais defensores desses jogos”. Um site importante entre os apoiadores da oposição russa, Meduza recebeu apoio financeiro do governo sueco e de várias fundações pró-OTAN apoiadas por bilionários.

Como um contratante do FCO do Reino Unido, a Zinc Network disse que estava “oferecendo segmentação de audiência e apoio ao direcionamento” não apenas para Meduza, mas também para Mediazona, uma empresa de mídia supostamente independente fundada por dois membros do grupo de arte performática anti-Kremlin Pussy Riot.

Uma das fundadoras da Mediazona, Nadya Tolokonnikova, dividiu o palco com o ex-presidente dos EUA Bill Clinton na conferência de 2015 da Fundação Clinton. No ano seguinte, Tolokonnikova destruiu o agora prisioneiro fundador do Wikileaks, Julian Assange, alegando: “Ele está conectado com o governo russo e sinto que ele se orgulha disso”.

Além de oferecer “suporte de direcionamento” para pontos de venda “independentes” que empurram a linha certa contra o Kremlin, a Zinc propôs alavancar o financiamento do FCO do Reino Unido em um programa de pagamentos diretos e jogar os resultados de pesquisa do Google a seu favor. O corte de inteligência foi explícito sobre seu desejo de reduzir a visibilidade de busca da emissora apoiada pelo governo russo RT.com.

O Reino Unido secretamente financiou e administrou uma rede de YouTubers russos e “ativou” conteúdo de protesto antigovernamental

Em um documento marcado como “privado e confidencial”, Zinc revelou o papel do Consórcio na criação de uma “rede YouTuber” na Rússia e na Ásia Central projetada para propagar a mensagem do Reino Unido e seus aliados da OTAN.

De acordo com Zinc, o Consórcio estava “apoiando participantes que faziam e recebiam pagamentos internacionais sem serem registrados como fontes externas de financiamento”, presumivelmente para contornar os requisitos de registro russos para agências de mídia com financiamento estrangeiro.

Zinc também ajudou os influenciadores do YouTube a “desenvolver estratégias editoriais para transmitir mensagens importantes” enquanto trabalhava “para manter seu envolvimento confidencial” E executou todo o seu programa de propaganda secreta em nome da “promoção da integridade da mídia e dos valores democráticos”.

Talvez o mais proeminente influenciador russo do YouTube seja Alexei Navalny, uma figura da oposição nacionalista anteriormente marginal que foi indicada ao Prêmio Nobel depois de se tornar o alvo de um incidente de envenenamento de alto perfil que trouxe as relações entre a Rússia e o Ocidente ao seu nadir pós-Guerra Fria .

A condenação de Navalny pelo governo russo a 2,5 anos de prisão por evasão à liberdade condicional inspirou uma nova onda de protestos antigovernamentais. Em 2018, Navalny co-patrocinou pessoalmente manifestações nacionais contra o banimento do aplicativo de mensagens criptografadas Telegram.

Em sua proposta para um contrato com o FCO do Reino Unido, a Zinc revelou que desempenhou um papel nos bastidores “para ativar uma gama de conteúdo dentro de 12 horas dos recentes protestos por telegrama”. Se essas atividades envolveram Navalny ou sua rede imediata não estava claro, mas a divulgação privada por Zinc parecia confirmar que a inteligência britânica desempenhou um papel na amplificação dos protestos de 2018.

Os serviços de inteligência russos divulgaram imagens de vídeo que mostram Vladimir Ashurkov, diretor executivo da organização anticorrupção FBK de Navalny, se reunindo em 2013 com um suposto agente do MI6 britânico chamado James William Thomas Ford, que operava na embaixada britânica em Moscou. Durante o encontro, Ashurkov pode ser ouvido pedindo de 10 a 20 milhões de dólares para gerar “uma imagem bem diferente” do cenário político.

Em 2018, o nome de Ashurkov apareceu em documentos que vazaram, expondo uma rede de influência secreta do FCO do Reino Unido chamada Iniciativa de Integridade. Conforme relatado pelo The Grayzone , a Integrity Initiative operava sob a capa de um think tank chamado Institute for Statecraft, que ocultava sua própria localização através de um escritório falso na Escócia.

Administrado por um grupo de oficiais de inteligência militar, o grupo de propaganda secreta trabalhou por meio de grupos de mídia e influenciadores políticos para aumentar as tensões entre o Ocidente e a Rússia. Entre o grupo londrino de influenciadores anti-russos estava Ashurkov.

Os diretores militares da Iniciativa de Integridade delinearam sua agenda em termos rígidos e inequívocos. Como ilustra o memorando que vazou abaixo, o objetivo deles era explorar a mídia, os think tanks e sua rede de influência para provocar o máximo possível de histeria sobre a influência supostamente maligna da Rússia. Desde que embarcaram em sua campanha secreta, quase todos os seus desejos se tornaram realidade.

Bellingcat junta-se à Zinc Network, supostamente interfere nas eleições da Macedônia do Norte

Após o envenenamento de Alexei Navalny, ele colaborou com a empresa de jornalismo de “código aberto” do Reino Unido Bellingcat para acusar o crime dos serviços de inteligência russos FSB. Embora esteja bem estabelecido que Bellingcat é financiado pelo National Endowment for Democracy , uma entidade do governo dos EUA que apóia operações de mudança de regime em todo o mundo, o fato nunca apareceu nas resmas de perfis bajuladores que os meios de comunicação corporativos, incluindo a Reuters, têm publicado sobre a organização.

O papel de Bellingcat como parceiro no consórcio EXPOSE da Zinc Network, financiado pelo FCO no Reino Unido, pode adicionar uma camada adicional de suspeita sobre a reivindicação de independência do estabelecimento.

Na verdade, Bellingcat foi listado em documentos vazados de 2018 como um membro-chave da “Rede de ONGs” da Zinc. Entre os membros da rede estava o Institute for Statecraft, a frente da Iniciativa de Integridade.

O fundador do Bellingcat, Eliot Higgins, negou veementemente aceitar financiamento do FCO do Reino Unido ou colaborar com ele. Mas depois que os documentos do Zinco vazaram no início de 2019, Higgins revelou que alguma versão da proposta do Zinco havia recebido luz verde do Ministério das Relações Exteriores.https://platform.twitter.com/embed/Tweet.html?creatorScreenName=maxblumenthal&dnt=true&embedId=twitter-widget-0&features=eyJ0ZndfZXhwZXJpbWVudHNfY29va2llX2V4cGlyYXRpb24iOnsiYnVja2V0IjoxMjA5NjAwLCJ2ZXJzaW9uIjpudWxsfSwidGZ3X2hvcml6b25fdHdlZXRfZW1iZWRfOTU1NSI6eyJidWNrZXQiOiJodGUiLCJ2ZXJzaW9uIjpudWxsfX0%3D&frame=false&hideCard=false&hideThread=false&id=1113746591662452737&lang=pt&origin=https%3A%2F%2Fthegrayzone.com%2F2021%2F02%2F20%2Freuters-bbc-uk-foreign-office-russian-media%2F&sessionId=d6e57324b721bb0f04464fd32f968a10413c15a0&siteScreenName=TheGrayzoneNews&theme=light&widgetsVersion=ff2e7cf%3A1618526400629&width=550px

Christian Triebbert, um membro da equipe do Bellingcat nomeado como um treinador em potencial pelos documentos do Zinc e que agora dirige a unidade de investigações de vídeo do New York Times, afirmou que o programa consistia em workshops benignos sobre “pesquisa digital e habilidades de verificação”.

O que ele e Higgins não mencionaram, no entanto, foi que Bellingcat aparentemente foi enviado pela Zinc Network para “responder” às eleições parlamentares de 2019 na Macedônia do Norte. As apostas eram altas, pois as eleições provavelmente determinariam se o pequeno país entraria na Otan e na UE. O candidato pró-OTAN triunfou , e não sem uma pequena ajuda do Ministério das Relações Exteriores britânico e seus aliados.

De acordo com a proposta da Zinc, a Bellingcat forneceu treinamento para a Most Network, um meio de comunicação da Macedônia. Ele foi acompanhado pelo DFR Lab, um projeto do Atlantic Council financiado pela OTAN e pelos Estados Unidos em Washington, DC.

Depois de aparentemente participar da intervenção secreta financiada pelo FCO do Reino Unido na Macedônia do Norte, Bellingcat publicou um artigo antes das eleições parlamentares do país em 2020 intitulado ” Interferência da Rússia na Macedônia do Norte “.

Vários documentos da Zinc Network listam a Reuters como membro da intervenção de mídia do Consórcio financiado pelo FCO do Reino Unido nos estados bálticos.

Questionada por The Grayzone como a participação da Reuters em programas financiados pelo FCO do Reino Unido com o objetivo de combater a Rússia em conformidade com os Princípios de Confiança da organização de notícias, a porta-voz Jenny Vereker afirmou: “Este financiamento apóia nosso trabalho independente para ajudar jornalistas e jornalismo em todo o mundo, como parte de nossa missão de fortalecer um ecossistema de mídia global livre e vibrante para apoiar uma pluralidade de vozes e preservar o fluxo de informações precisas e independentes. Isso ocorre porque a cobertura de notícias precisa e equilibrada é um pilar crucial de qualquer sociedade livre, justa e informada. ”

Nos últimos anos, a BBC e a Reuters têm desempenhado um papel cada vez mais agressivo em demonizar os governos de países onde Londres e Washington buscam uma mudança de regime. Enquanto isso, veículos de investigação online de alto nível, como o Bellingcat, surgiram aparentemente da noite para o dia para ajudar nesses esforços.

Com o lançamento dos documentos do FCO do Reino Unido, devem ser levantadas questões sobre se essas estimadas organizações de notícias são realmente as entidades jornalísticas independentes e éticas que afirmam ser. Enquanto eles martelam os estados “autoritários” e as atividades russas caluniosas, eles têm pouco a dizer sobre as maquinações dos poderosos governos ocidentais em seu meio imediato. Talvez estejam relutantes em morder a mão que os alimenta.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s